sabato 15 giugno 2013

Tcc - Claret

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Aluno: Benedito Maurílio  Fagundes
Como ensinar pintura na escola;  
Pintura  é igual :Artes visuais
Pintura;  História da arte;   La história da arte
Arte moderna  
*Pintura de Genero; *Pintura; *Desenho ;   *História da Pintura;  *Cor

Pintura no Brasil

Pintura no Brasil 2

Papel 

Categoria: Pintura moderna

Pintores mas importantes

Como ensinar técnicas de pintura


PINTURA MODERNA NA SALA DE AULA - ENSINO FUNDAMENTAL

Antes de começar este trabalho vamos esclarecer algumas duvidas:  

1. Qual é a justificativa do seu trabalho? É um  elemento muito importante, que serve primordialmente para explicar a razão pela qual a realização do seu trabalho será ou foi importante. Note aqui o tempo verbal usado: o futuro ou o passado.
2. Qual é o problema de pesquisa?

A formulação do problema na pesquisa científica deve ser considerada como o alvo, o objeto de estudo a ser investigado mediante o trabalho realizado.

3. Quais os objetivos que pretende alcançar? (Geral e Específicos)

Dividindo-se em gerais e específicos os objetivos apresentam características distintas: estes de forma mais detalhada e aqueles de forma mais ampla.

4.Qual a Metodologia? Em geral, a sessão de metodologia descreve os equipamentos, amostras e procedimentos usados para obter os resultados apresentados no artigo.  

(Veja Referencias) 

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PINTURA MODERNA NA SALA DE AULA - ENSINO FUNDAMENTAL

Resumo

Este artigo tem como objetivo contribuir com a educação, ao discutir a importância da pintura moderna em sala de aula. Para tanto, faz referência a alguns autores que retratam esta temática. Indica-se a importância da pintira como elemento que pode contribuir com processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Podemos considerar que, levar a Pintura à sala de aula, configura uma alternativa que possibilita estimular o interesse do aluno bem como possibilitá-lo compreender sua realidade de modo mais amplo. Mas vale esclarecer que o exercício de tal atividade não é tão simples, afinal a pintura propriamente dita, ou seja, em tela, não existe em sala de aula do ensino fundamental. Isto não significa que não tenha pintura, ao contrario, os alunos fazem muita pintura (desenho) em A4, cartolina, etc., com tintas simples: lápis de cor, giz de cera, guache,etc. Para trabalhar com pitura, sendo o publico alvo crianças, é preciso conhecer as diversas formas de se utilizar a tinta na sala de aula.

Palavras-chave: educação, pintura, aprendizagem, sala de aula.

SUMARIO

1.Introdução
2.Como ensinar pintura
3.2.1. COR
4.2.2.  Mapa das  cores:
5.2.3. Cores do arco iris
6.2.4. Lápis  de cor
7.2.5. Tabela das cores
8.2.5.1. Vermelho
9.2.5.2. Branca
10.2.5.3. Cor laranja 
11. História da Pintura
12.Técnica
13.Quais os autores
14.Pintura modernista
Referências


 
 
 
Pintura Moderna na sala de aula - Ensino Fundamental


1. Introdução

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A pintura é uma das técnicas artísticas mais praticadas em todo o mundo. Muitos profissionais ou amadores usam a pintura como forma de relaxar, aliviar o stress e realização. Quem pretende aprender pintura deve frequentar aulas, de artes, treinar técnicas para desenvolver a sua criatividade, o que é comum acontece com todos os tipos de trabalhos artísticos e manuais, ou seja, é necessário associar a prática a teoria.
Os candidatos a pintor deve dispor de um cronograma de aulas, que ao ser seguido, facilita o aprendizado dos alunos e o desenvolvimento da turma em geral. Para ajudar na tarefa de ensinar e aprender pintura, existem sugestões interessantes para os dois tipos mais procurados por quem quer aprender uma arte: pintura em tela e pintura em tecido. Contudo, é necessario conhecer a história da pintura e da pintura moderna. É bom saber quem são os pintores, pelo menos os mais famosos.
O público-alvo que trata este artigo são alunos do Ensino Fundamental. Portanto, os materiai ultilizados são: papel A4, cartolina, pincel macio grosso, tinta guache preta, sulfite, lápis grafite e giz de cera. Estes são os materiais mais utilizado. Ou seja, a pintura feita por crianças são na verdade desenhos que chamamos de pintura. Os professores trabalham de acordo com o material fornecido pela mantenedora, no caso das escolas públia, o Estado é o provedor. Em relação a formação dos professores não há absolutamente nada de errado. Temos que seguir as DCEs, ou seja, o professor tem que ensinar o que está previsto neste documento.
O objetivo principal deste trabalho é desenvolver, aperfeiçoar e explorar o talento de crianças e adolescentes, a partir de 10 anos de idade, estimulando-os no que se refere à pintura . Oferecendo-lhes Formação Artística. Dando para estes futuros artistas a oportunidade de sua integração à cultura local e regional. Afinal a Pintura moderna esta ligada ao nosso convívio diário. A Propiciar aos alunos momentos de socialização buscando a redução da violência escolar.

2. Como ensinar pintura

Como ensinar técnicas de pintura
"A mente do pintor deve ser como um espelho que se transforma na cor da coisa que lhe serve de objeto e é preenchido com tantas lembranças quantas são as coisas colocadas diante dele. Assim, pintor, sabe que não pode ser bom se não fores um mestre versátil na representação, por via de tua arte, de todos os tipos de forma que a natureza produz que não saberás o que fazer, caso não as vejas nem as representes em tua mente." (Leonardo da Vinci, Trattato della Pittura).

 2.1. COR

 Na pintura, a cor é um dos elementos fundamentais. A relação entre as massas coloridas  em uma obra arte constitui sua estrutura básica.  O olhar do espectador é direcionado,  propondo-lhe sensações de calor, frio, profundidade, sombra, entre outros. Tais  relações estão presentes na maior parte das obras  de Arte.  Esta explicitação foi uma bandeira dos pintores abstratos.  A cor é  a base da imagem, muitos artistas a considera abstrata.   

A cor nada mais é que  uma percepção visual. Esta é provocada pela ação de fotons sobre células especializadas da retina. Desta forma transmite  informações processada no nervo óptico. E assim sendo, as Impressões são transmitida para o sistema nervoso.

Em uma tela,  a cor  é determinada por médias, ou seja,  em linguagem técnica são chamadas médias de frequência dos pacotes de onda e e fletidas  por suas moléculas. Para que tenha a cor desejada, o  objeto em questão,   terá de absorver  os raios correspondentes à frequência daquela cor. Por exemplo:   um objeto é vermelho se absorve  as frequências fora do vermelho;  É amarelo  se absorve  as frequências fora do amarelo;  É azul  se absorve  as frequências fora do azul e assim sucessivamente. 

As cores estão  relacionadas aos diferentes comprimentos de ondas  eletromagnéticas, ou seja, são  como luzes. Dessa forma podemos dizer que a cor branca resulta da sobreposição das outras cores primárias, tais com, amarelo, azul,  vermelho, etc.  A cor  preta representa  a ausência de luz.

Veja abaixo as cores do arco iris:


Cores do arco iris 

A luz branca é decomposta em todas as cores, o que muitos artistas chamam de prisma. alguns utilizam a expreção por  meio de um prisma.  É o que na natureza, quando esta decomposição origina um arco-íris. No entanto, temos de observar que as cores primárias não se decompõe:  o vermelho, o amarelo e o azul são consideradas primárias


 Arco iris 

Há dois tipos de cor. Portanto,  há que distinguir entre a cor obtida aditivamente (cor luz) ou a cor obtida subtrativamente (cor pigmento).

Ficheiro:Mapa de cores.pngMapa de cores: Observar que cada cor é sempre a intermediária entre as duas vizinhas e que diametralmente opostas estão as cores complementares

Mapa_de_cores.png ‎(685 × 480 pixels, tamanho: 71 kB, tipo MIME: image/png)

Lápis de cor.

Ficheiro:Colouring pencils.jpg


Tabela das cores

Amarelo
Laranja
Vermelho ,
Rosa
Braco
Azul
Verde
 



O Vermelho (origina desta palavra na língua latina: pequeno verme ) é uma das cores subtrativas primárias no especto de cores vermelho, amarelo, azul.  É  uma das cores pigmento. Na natureza, o vermelho serve para descrever plantas como o morango por exemplo.
Marte é um planeta (o planeta vermelho)  conhecido desde a antiguidade. Na mitologia helênica representava  Ares, o deus da fúria e da guerra. A relação está  coloração, ou seja, avermelhada.

 

Os morangos, bem como outras frutas vermelhas, possuem essa coloração devido a mudança no pH.

Color_icon_red.svg ‎(ficheiro SVG, de 300 × 300 pixels, tamanho: 468 B)
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A cor branca  é a junção de todas as cores.  É definida como "a cor da luz", ou seja,  "a ausência de cor", no que se refere a pigmento. É a cor que reflete todos os raios luminosos,  no entanto, não  absorve nenhum. Aparenta clareza máxima.




 O amarelo é uma cor de pigmento primária.  E é também uma cor de luz secundária.  É resultado da sobreposição das cores verde e vermelho.
 
Color_icon_yellow.svg ‎(ficheiro SVG, de 300 × 300 pixels, tamanho: 678 B)
A cor laranja,   ou alaranjado é uma cor terciária formada pelo pelo vermelho e o amarelo.  No que se refere ao  aspectro visível, tem um comprimento de onda aproximado de 620-585 nanómetros. É  cor da fruta que lhe dá o nome (laranja).
É uma cor viva. Está associada a euforia. É uma disposição enérgica  muito usada para chamar a atenção. A cor laranja, em um ambiente adquado,  pode deixar, as pessoas de um determinado recinto, eufóricas. Foi escolhida pelas Forças Armadas dos Estados Unidos como a cor a ser usada para coletes salva-vidas por ser muito visível e contrastante com a cor do mar,  mesmo à noite. E também por ser uma cor pouco comum na natureza.
Algumas coisas na natureza  que têm cor laranja: laranja (fruta); chama  (de fogo), brasa em madeira; mel silvestre olhado contra a luz, abóbora, etc.

Color_icon_orange.svg ‎(ficheiro SVG, de 300 × 300 pixels, tamanho: 2 kB)

Teoria das cores
Para facilitar o uso das cores,  no trabalho de artes, a padronização internacional das cores é fundamental.

Para facilitar o uso das cores, no trabalho de artes, a padronização internacional das cores é fundamental.
Na pintura, a cor é um dos elementos fundamentais. A relação entre as massas coloridas, ou seja, as diversas cores que compõe o trabalho de uma artista, em uma obra de arte, constitui sua estrutura básica. Isto porque, o olhar do espectador é direcionado. Sendo ele uma pessoa com conhecimento de causa, vai percebe as sensações de calor, frio, profundidade, sombra, entre outros relevantes. Lembrando que, tais sensações ou relações estão presentes na maior parte, isto para não dizer em todas as obras de Arte. A cor é a base da imagem. É considerada por muitos artistas como abstrata, ou seja, uma percepção visual.
Para obter a cor desejada, o objeto em questão terá de absorver os raios correspondentes à frequência daquela cor. Por exemplo: um objeto é vermelho se absorve as frequências fora do vermelho; É amarelo se absorve as frequências fora do amarelo; É azul se absorve as frequências fora do azul e assim sucessivamente.
As cores estão relacionadas aos diferentes comprimentos de ondas eletromagnéticas, ou seja, são como luzes. Dessa forma podemos dizer que a cor branca resulta da sobreposição das outras cores primárias, tais com, amarelo, azul, vermelho, etc. Sendo assim, a cor preta representa a ausência de luz.

NomeAparência
Marrom / Castanho
Preto
Cinza escuro
Cinza
Cinzento
Prata
Pele
Branco
Bege
Amarelo
Laranja
Laranja claro
Vermelho
Escarlate
Carmesim
Carmim
Bordô
Rosa
Magenta
Vinho
Violeta
Roxo
Azul escuro
Azul
Azul claro
Ciano
Turquesa
Verde escuro
Verde
Verde claro
Cores do espectro visível
CorComprimento de ondaFrequência
vermelho~ 625-740 nm~ 480-405 THz
laranja~ 590-625 nm~ 510-480 THz
amarelo~ 565-590 nm~ 530-510 THz
verde~ 500-565 nm~ 600-530 THz
ciano~ 485-500 nm~ 620-600 THz
azul~ 440-485 nm~ 680-620 THz
violeta~ 380-440 nm~ 790-680 THz
Espectro Contínuo
Feito para monitores na gamma 1.5.

2.2. História da Pintura

Para facilitar o uso das cores, no trabalho de artes, é fundamental uma padronização a nível internacional, ou seja, reconhecido mundialmente.
 

Em toda a história da humanidade, a pintura acompanha o ser humano.  Apesar  de, que,  durante certos  período, o grego clássico,  não tenha se desenvolvido na mesma proporção que a escultura. Para os povos medievais e também do Renascimento, até o século XX, a Pintura foi uma das principais formas de representação.

A partir do século XIX,  a  pintura de cavalete perde o espaço que tinha no mercado. Isto aconteceu devido  ao crescimento das técnicas de reprodução e graças à Revolução Industrial.  Até esta época a gravura era a  forma  única de reprodução de  trabalhos  realizado por pintores. Com o surgimento da fotografia, a função principal do  pintor  enfrenta uma competição desleal. Começa, nesta época,  de certa maneira, a crise da imagem artesanal e o apogeu de reprodução em massa, ou seja, industrialização das obras de arte.

No século XX a técnica da pintura continua a ser valorizada.  Surgem  várias formas de reprodução técnica, tais como, o vídeo e diversos avanços na produção gráfica. Vários artistas criam colagens e gravuras. Experimentam com a pintura e a fotografia, uma nova forma de fazer arte. Surge um novo perfil de  artistas sendo  os dadaístas e os membros do pop art como  bons exemplos.    Mas foi   com o advento da computação gráfica que a técnica da pintura se funde definitivamente com a  fotografia. Atualmente temos a imagem digital, que funciona como um suporte em que se pode misturar as técnicas de pintura, desenho, fotografia, etc., são as tecnologias 3D.  


Os pintores, a partir da revolução da arte moderna e das novas tecnologias,  abandonaram as técnicas tradicionais e adaptaram as  novas formas de repre sentação  e expressão visual.  

2.3. Técnica  

A pintura é formada por aglutinante. Esta substâncias tem o poder de fixar os pigmentos  sobre um suporte. Funciona como uma espécie de cola.  Pode ser usada na composição de tinta, cuja finalidade é  ligar ou fixar as partículas de pigmento em uma  base qualquer,  escolhida para fazer uma  pintura.  

Alguns exemplos de substâncias aglutinantes: Gema de ovo, resinas de árvores, sumo de alho, cola plástica, etc., que são  usadas na composição de tintas. A análise da  obra arte passa pela identificação do suporte e das técnicas utilizadas. Portanto, a escolha das   técnica e dos  materiais tem que ser adequadas. A seleção  está diretamente relacionada com o que se deseja, ou seja, ao resultado desejado. 

Para a pintura, o suporte mais comum é a tela.  Apesar de ser poco usada na escola. Na maioria das vezes é   feita com  tecido tensionado sobre um chassis de madeira.   É possível também usar o papel, porém,  é muito pouco adequado,  no que se refere as  tintas.  

Por exemplo: um objeto é vermelho se absorve as frequências fora do vermelho; É amarelo se absorve as frequências fora do amarelo; É azul se absorve as frequências fora do azul e assim sucessivamente.


Sobre a escolha dos  materiais, pode se dizer que é demorada. Isto porque , envolve  preferências pessoais do pintor e exigem disponibilidade. O papel é  o suporte mais  comum e prático para a aquarela,  guache, tinta acrílica, etc. É muito usado nas escolas, com os alunos da Educação Básica, para fazer pintura em sala de aula.  

As técnicas mais conhecidas são: a pintura a óleo, a tinta acrílica, o guache, a aquarela,  a resina alquídica, o afresco, a encáustica e a têmpera de ovo, etc.  É também possível lidar com pastéis, lápis de cor, giz de cera, etc. embora estes materiais estejam mais aproriados para  desenho. 

 
Alguns exemplos de substâncias aglutinantes: Gema de ovo, cola plástica, etc., que são usadas na composição de tintas.
A análise da obra arte passa pela identificação do suporte e das técnicas utilizadas. Portanto, a escolha das técnica e dos materiais tem que ser adequadas. A seleção está diretamente relacionada com o que se deseja, ou seja, ao resultado desejado.


Para a pintura, o suporte mais comum é a tela. Apesar de não usada na escola, com alunos do Ensino Fundamental. Na maioria das vezes é feita com tecido tensionado sobre um chassis de madeira1. É possível também usar o papel, porém, é muito pouco adequado, no que se refere as tintas.
1 É a armação de madeira utilizada para esticar o tecido.


As técnicas mais conhecidas para trabalhar com o público-alvo, a que se propõe este artigo, são: o guache, a aquarela, a têmpera de ovo, o lápis de cor, o giz de cera, etc. É também possível lidar com outros tipos de tintas, porém tem que ser materiais apropriados para para trabalhar com crianças, ou seja, uma pintura desenvolvida a partir de desenho e papel.


  1. Instruções 1, 2, 3 ......

    3- Quais os autores 
3.1- Picasso: um dos mais importantes artistas modernistas (pintor, escultor e desenhista espanhol).

Picasso foi um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos  de todo o mundo. Criou  milhares de trabalhos, tais como  pinturas,  esculturas,  cerâmica, etc.,  usou  todos os tipos de materiais. Ficou conhecido como fundador do Cubismo, junto com Georges Braque.

- Di Cavalcanti (pintor)
- Vicente do Rego Monteiro (pintor)
- Inácio da Costa Ferreira (pintor)
- John Graz (pintor)
- Oswaldo Goeldi (pintor) 
- Hans Hofmann (pintor alemão)
Anita Malfatti (pintora)


4. Pintura modernista
4.1 Pintores modernista

Entre os Principais artistas Modernistas, brasileiros e estrangeiros, está Pablo Picasso. Nascido na cidade de Málaga, Espanha, em 25 de outubro de 1881. Picasso é um pintor espanhol com dupla nacionalidade, ou seja, nasceu na Espanha e se naturalizou francês. Se tornou um mestres das Artes Plásticas do século XX. Seu talento foi herdado de seu pai que era professor de desenho e pintura. Começou muito cedo a sua carreira de pintor. Com quinze anos já foi reconhecido pelo trabalho que fazia em seu próprio ateliê. Sendo O Toureiro a sua primeira obra da juventude. É uma pintura a óleo feita em uma base de madeira. O artista tinha apenas oito anos quando realizou este trabalho, era uma criança que brincava de ser pintor. Sua obra mais importante é a Guernica, em exposição no Museu de Arte Rainha Sofia, em Madrid. Este trabalho retrata a cidade basca que foi bombardeada durante a guerra civil espanhola, no governo de Franco.
Entre os pintores brasileiros mais famosos está Anita Malfatti que foi uma importante artista plástica, pintora e desenhista. Ela nasceu na cidade de São Paulo, no dia 2 de dezembro de 1889, ou seja, é oito anos mais jovem que Picasso. Anita era filha de Bety Malfatti uma norte-americana de origem alemã e seu pai era italiano. A pintora frequentou as melhores universidades de sua época. Estudou na Alemanha e nos Estados Unidos. Sua carreira polêmica teve inicio quando realizou uma exposição artística em 1917. Por ser inovadora, e revolucionária, as obras de Anita, causou desaprovação nos integrantes das classes sociais mais conservadoras , pois retratavam personagens marginalizados dos centros urbanos. Porém o seu sucesso está na semana de 1922. Em parceria com Mario de Andrade realizou a Semana de Arte Moderna. Outros amigos contribuíram com este evento, tais como: Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia. Suas obras mais importantes são: Natureza Morta - objetos de Mário;
A Estudante Russa; A boba; etc.
Outros nomes da pintura moderna: Di Cavalcanti, Claude Monet, Francisco de Goya, Vincent Van Gogh, etc. Como se vê, são muitos os artistas famosos que trabalharam com pintura na modernidade, brasileiros e estrangeiros. A Pintura Moderna engloba vários movimentos artísticos, tais como: Expressionismo, realismo, futurismo, etc. ou seja, do abstracionismo ao ultra abstrato, isto é, mais que abstrato.



4.1 Papeis

Canson: É o tipo ideal de papel para pintar porque a gramatura é bem alta, ou seja é como se tivesse um relevo. É fabricado em mais de 50cores. É considerado o melhor papel para os mais diversos tipos de pintura. É muito importante a escolha do papel certo para cada técnica de pintura, ou seja, lápis de cor, aquarela, guache, etc.
- Cartolina – As melhores cartolinas para pintura são as de gramatura mais altas e opacas. Nas brilhantes, o guache não consegue se fixar com qualidade.
- Cartão – Não é bom para pintura pois é muito brilhante, liso e  o guache não se fixa bem.
- Sulfite – O melhor é o de gramatura 90 porque o de gramatura 75 é muito fino.

5. História da Pintura

"Toda percepção é também pensamento, todo processo de raciocínio é também intuitivo, toda observação é também invenção" (Arnheim, Rudolf 1974:5).

A pintura sempre acompanhou os passos da humanidade. Apesar de, que, durante certos períodos, o grego clássico, por exemplo, não tenha se desenvolvido na mesma proporção que outras vertentes da arte, tais como a escultura, a arquitetura, etc. Já para os povos medievais e também do Renascimento, até os dias atuais, a Pintura foi uma das principais formas de representação.
A partir do século XIX, a pintura de cavalete1 perde espaço no mercado. Isto ocorreu devido ao crescimento das técnicas de reprodução em massa e graças à Revolução Industrial. Até esta época, somente a gravura era alvo de reprodução realizado por pintores. Com o surgimento da fotografia, a função principal do pintor enfrenta uma competição desleal. Começa, nesta época, de certa maneira, a crise da imagem artesanal e o apogeu de reprodução em massa, ou seja, industrialização das obras de arte.
No final século passado a técnica da pintura continuava sendo valorizada. Surgem várias formas de reprodução técnica, tais como, o vídeo e diversos avanços na produção gráfica. Vários artistas criam colagens e gravuras. Experimentaram com a pintura e a fotografia, uma nova forma de fazer arte. Surge um novo perfil de artistas sendo os dadaístas e os membros do pop art como bons exemplos. Mas foi com o advento da computação gráfica que a técnica da pintura se funde definitivamente com a fotografia. Atualmente temos a imagem digital, que funciona como um suporte em que se pode misturar as técnicas de pintura, desenho, fotografia, etc., são as tecnologias 3D.
1Suporte tripé feito de madeira ou metal para trabalhos artísticos. Usado na colocação de tela ou placa para pintura e desenho.
5. Referências.
  1. ARNHEIM, Rudolf; Arte e Percepção Visual; São Paulo: EDUSP, 1997.
  2. CHAVES, Dario; JUBRAN, Alexandre; Manual prático de desenho; São Paulo: Editora Tipo, 2002;
  3. DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo : Martins Fontes, 1997. 
  4. EDWARDS, Betty; Desenhando com o lado direito do cérebro; São Paulo: Ediouro, 2001;
  5. FRUTIGER, Adrian. Sinais e Símbolos : Desenho, projeto e significado; São Paulo : Martins Fontes, 1999. 
  6. HARRISON, Hazel; Técnicas de desenho e pintura; São Paulo: Editora Cia dos Livros, 1994 
  7. HOLANDA, Francisco de, "Diálogos em Roma", Lisboa: Horizonte, 1984.
  8. KANDINSKY, Wassily; Ponto e linha sobre o plano; São Paulo: Martins Fontes, 2001; 
  9. WONG, Wucius; Princípios de Forma e Desenho; São Paulo: Editora Martins Fontes, 
  10. http://skygamesnettutoriais.blogspot.com.br/2010/01/sky-games-teoria-das-cores-explicacao.html
  11. http://www.oqueeisso.blog.br/?author=3&paged=27
  12. http://www.horacioalmeida.com.br/2010/12/30/geracao-lapis-de-cor/
  13. http://www.essaseoutras.xpg.com.br/tabela-das-cores
  14. https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Color_icon_orange.svg
  15. http://monografias.brasilescola.com/regras-abnt/objetivos-gerais-objetivos-especificos.htm
  16.  http://www.monografiaac.com.br/justificativa.html
  17. http://cienciapratica.wordpress.com/2011/11/02/o-que-escrever-na-metodologia/
  18.  


. Artistas precursores da Arte Moderna (artistas que anteciparam em seu trabalho individual características que, futuramente, seriam chamadas de moderna) Final do século XIX
2. Paul Gauguin : precursor do Fauvismo
3. Paul Cézanne: precursor do Cubismo
4. Van Gogh: precursor do Expressionismo
5. Edward Munch: precursor do Expressionismo
6. “Apropriação”
7. • “Apropriação Artística” é quando um artista parte de uma obra já consagrada/conhecida e insere elementos contemporâneos (atuais) nela.