sabato 31 agosto 2013

“A Fotografia e o tempo”


Aluno: Benedito M. Fagundes
Ttrabalho de MUSEOLOGIA/CURADORIA/ACAO EDUCATIVA
A Fotografia e o tempo”
 
Comparando as duas imagens percebe-se que recentemente as cores estão mais fortes.

Fundação Casa de Rui Barbosa

Aqui vivia Rui Barbosa e sua família”.


Fundação Casa de Rui Barbosa foto do (século XXI)

O “trem” do trem de Petrópolis. foto do (século XIX)

 
Operários posam para fotografia, São Paulo, final do século XIX

Operários posam para fotografia, São Paulo, final do século XXI

foto do (século XXI)

 
 

Manifestação operária em São Paulo, Greve Geral de 1917


Foto de 2012

 
Indígenas foto final do século XIX
 
Indígenas foto inicio do século XXI



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte.
Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. CABRAL, M. Parcerias em Educação e Museus. Disponível em: <http://www.icom.org.br/Parcerias%20em%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20e%20Museus.pdf>. Acesso em: 24/08/2013.
CHIARELLI, T. (curador). A fotografia e o tempo – Espaço Porto Seguro (2009). Disponível em: <http://www.flickr.com/photos/bethbarone/sets/72157622293744387/>. Acesso em: 29 fev. 2013.

domenica 25 agosto 2013

Lygia Pape (Nova Friburgo RJ 1927 - Rio de Janeiro RJ 2004). Escultora, gravadora e cineasta. Estuda com Fayga Ostroewr (1920 - 2001), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ. Aproxima-se do concretismo e, em 1957, depois de integrar-se ao Grupo Frente, é uma das signatárias do Manifesto Neoconcreto. No ano seguinte, concebe com o poeta Reynaldo Jardim (1926) o Ballet Neoconcreto I, apresentado no Teatro Copacabana, e, dois anos mais tarde, participa da Konkrete Kunst [Exposição Internacional de Arte Concreta], em Zurique. No fim da década de 1950, inicia a trilogia de livros de artista composta por Livro da CriaçãoLivro da Arquitetura e Livro do Tempo. A partir dos anos 1960, trabalha com roteiro, montagem e direção cinematográficos e faz a programação visual de filmes do cinema novo. Ainda nos anos 1960, produz esculturas em madeira e realiza o Livro-Poema, composto de xilogravuras e poemas concretos. Em 1971, realiza o curta-metragem O Guarda-Chuva Vermelho, sobre Oswaldo Goeldi (1895 - 1961). Em 1980 vai para Nova York com bolsa de estudo da Fundação Guggenheim. Sua obra é pautada pela liberdade com que experimenta e manipula as diversas linguagens e formatos e por incorporar o espectador como agente. Dessa forma, suas experimentações seguem paralelas às de Hélio Oiticica (1937 - 1980) e Lygia Clark (1920 - 1988). Após a morte de Hélio Oiticica, organiza, com o artista gráfico Luciano Figueiredo (1948) e o poeta Waly Salomão (1943 - 2003), o Projeto Hélio Oiticica, destinado a preservar e divulgar a obra do artista. Em 1990, com bolsa da Fundação Vitae, realiza o projeto Tteias, no qual combina luz e movimento. Em 2004, é fundada a Associação Cultural Projeto Lygia Pape, idealizada pela própria artista e dirigida por sua filha Paula Pape.

giovedì 22 agosto 2013

Tcc - segundo



A pintura refere-se a uma técnica de aplicação de pigmento líquido aplicado em uma superfície. A finalidade é colorir. É atribuindo texturas e tons a nova obra do artista que vai ganhando forma.
A pintura é a arte de pintar uma superfície. Pode ser um papel, uma tela, ou até mesmo uma parede. Nesta ultima a tinta é trabalhada em um muro, em uma parede, etc. A base do pigmento pode ser o óleo (tinta a oleo/pintura a oleo). Este tipo de material é considerado um dos suportes artísticos tradicionais mais importantes. As obras de arte dos pintores mais famosos, tais como Mona Lisa, a santa ceia, Escola de Atena, etc., são pinturas a óleo

As diferencias entre pintura e desenho, está no uso dos pigmentos líquidos e e o emprego constante da cor para a primeira, e o segundo se utiliza de materiais secos.


Porém, essa definição de pintura e desenho podem ser questionadas. Verdadeiramente, com o uso das novas tecnologia digital, a pintura está mais independente, ou seja, não precisa se limitar apenas ao efeito de pigmentos ou de outras tintas líquida.
 
No terceiro milênio, ou seja, nos dias atuais, o conceito de pintura é ampliado para uma apresentação visual valendo-se principalmente do uso das cores. Porém, a definição tradicional de pintura é muito importante para preservar o patrimônio e a memória artística. Portanto, não deve ser ignorada. 

Como já é do conhecimento de todos, na pintura o elemento imprescindível é a cor. A semelhança entre as massas coloridas aplicadas em uma obra serve de embasamento para sua estrutura básica, encaminhando a observação do observador e proporcionando sensações de frio calor, aprofundamento, mistério, etc. Relações estas que estão presentes em quase todas as obras de arte em toda história. E sua caracterização foi uma expressão dos pintores abstratos. Muitos artistas consideram a cor como a base da imagem.

2.2. História da Pintura


A pintura constantemente seguiu os passos da humanidade. Ainda que, no decorrer de muitos períodos, o grego clássico, por exemplo, não tenha se avançado na mesma intensidade que outras vertentes da arte, tais como a escultura, a arquitetura, etc. Já para os povos medievais e também do Renascimento, até os dias atuais, a Pintura foi uma das principais formas de representação.


2.2.1. Pintura figurativa e abstrata


O que se chama de pintura figurativa é quando o artista decide pintar um quadro pensando em uma realidade qualquer. Pode ser uma paisagem natural, um quadro de família, uma cena mitológica ou cotidiana, uma natureza morta, etc. Neste caso a pintura é basicamente a interpretação pictórica de um assunto, ou seja de um tema. Porém, a pintura livre de todo os obstáculos, desperta-se como um aglomerado de cores e um composto de luzes.
Um dos grandes nome da pintura é Paul Cézanne, pintor pós-impressionista francês que viveu até o inicio do século XX. Os artistas desta época começaram a perceber a possibilidade de lidar com coisas que não eram essencialmente as externas, o seja, foi percebido a possibilidade de diálogo com particularidades dos fundamentos próprios da pintura, tais como luz, cor, etc.
Como se vê, a abstração é construída, através de uma realidade concreta. Entretanto, a existência é artificial. Esta presente na abordagem construtivistas e outros movimentos a fim. Já os expressionistas não construíam uma realidade, encontravam-se nela. Veja-se que a pintura abstrata é oposta à primeira, ou seja, aquela procura uma certa racionalidade. O lhe interessa é apenas a estética do do trabalho do artista. Esta é desordenada, ou seja, expressa as sensações do artista na pintura.

      1. GÊNEROS
        2.2.3.1. Natureza morta

Natureza-morta são frutas, flores, livros, taças de vidro, garrafas, jarras de metal, porcelanas, dentre outros objetos. É um gênero pertencente a pintura e a fotografia. Representa os seres inorgânicos, ou seja, seres sem consciência.

Natureza-morta é um estilo que começou na Holanda do século XVII, nos catálogos de obras de arte. Surgiu com o nome de natureza imóvel e só em meados do século XVIII recebeu o nome atual.

    2.2.3.1. Retrato e auto-retrato
Antes da existência das maquinas um retrato era necessariamente uma pintura. Um auto-retrato era a pitura de si mesmo, ou seja, o próprio pintor se auto pintava (pintava seu próprio retrato). Com o advento da fotografia este conceito ficou mais amplo. Hoje o artista se auto fotografa. Podem existir outras representações artísticas de pessoas. A Gioconda de Leonardo da Vinci, é um dos exemplos mais famosos de um retrato.
 

giovedì 8 agosto 2013

Artes Tcc - Claret


    1. BENEDITO M
      FAGUNDES















      PINTURA MODERNA NA SALA DE AULA - ENSINO FUNDAMENTAL




      Para o planejamento das aulas de todas as séries da Educação Básica propõe-se a organização dos conteúdos de forma horizontal”. (DCEs: conteúdos estruturantes página 67).




2. Como ensinar pintura
"A mente do pintor deve ser como um espelho que se transforma na cor da coisa que lhe serve de objeto e é preenchido com tantas lembranças quantas são as coisas colocadas diante dele. Assim, o pintor sabe que não pode ser bom se não fores um mestre versátil na representação, por via de tua arte, de todos os tipos de forma que a natureza produz que não saberás o que fazer, caso não as vejas nem as representes em tua mente." (Leonardo da Vinci, Trattato della Pittura).


    1. Mapa das cores
Observe, no mapa, que cada cor é sempre a intermediária entre as duas vizinhas, ou seja, mais próximas. E opostas estão as cores complementares.
As cores quentes, tem este nome por estarem associadas ao calor, ao sol e ao fogo. São elas: amarelo, laranja e vermelho. Ou seja, são aquelas que nos transmitem a sensação de calor e são consideradas excitantes.

As cores frias, tem este nome por estarem ligadas, ou seja, associa-se à água, ao gelo, ao céu, e às arvores. São elas: violeta, azul e verde. Ou seja, são aquelas que nos transmitem a sensação de frio e são consideradas como calmantes.



Veja os exemplos abaixo:
Figura 1: Cores quente
Figura 2: Cores frias




Figura 3: Mapa_de_cores.png ?(685 × 480 pixels, tamanho: 71 kB, tipo MIME: image/png)


    1. As cores que transmite sensação de calor
O amarelo é uma cor primária. E é também uma cor de luz secundária. É resultado da sobreposição das cores verde e vermelho.
A cor laranja, ou alaranjado é uma cor terciária formada pelo vermelho e o amarelo. É a cor da fruta que lhe dá o nome (laranja). É uma cor viva. Está associada a euforia. É uma disposição enérgica muito usada para chamar a atenção.
Pesquisas apontam que a cor laranja, em um ambiente adequado, deixar as pessoas eufóricas. “Foi escolhida pelas Forças Armadas dos Estados Unidos como a cor a ser usada para coletes salva-vidas por ser muito visível e contrastar com a cor do mar, mesmo à noite” (Wikipédia). Outro estudo mostra, que por ser uma cor pouco comum na natureza, algumas plantas, frutos e outros elementos naturais têm cor laranja: laranja (fruta); chama (de fogo); brasa em madeira; mel silvestre olhado contra a luz; abóbora, etc.
O Vermelho (origina desta palavra na língua latina: pequeno verme ) é uma das cores subtrativas primárias no especto de cores vermelhas, amarela, azul. É uma das cores pigmento. Na natureza, o vermelho serve para descrever plantas como o morango por exemplo.
Marte é um planeta (o planeta vermelho) conhecido desde a antiguidade. Na mitologia helênica representava Ares, o deus da fúria e da guerra. A relação está na coloração, ou seja, avermelhada.
Figura 4 - Morango
2.3. Cores Primárias
As cores primárias são aquelas que não se podem obter a partir de outras. São elas: amarelo, azul, vermelho. Assim são chamadas por serem cores puras e independentes, ou seja, que não se podem decompor e que não derivam da mistura de outras cores.
Amarelo
Azul
Vemelho




2.4. Cores Secundárias
Chamam-se cores secundárias porque se conseguem obter a partir da mistura de duas cores primárias. É a mistura de duas cores primárias, em quantidades iguais que leva ás cores secundárias.
São três cores secundárias:
Cor primária +
Cor primária =
Cor secundária
Amarelo
Vermelho
Laranja
Amarelo
Azul
Verde
Azul
Vermelho
Violeta



    1. Cores Complementares
A cor complementar de uma cor primária é a que resulta da mistura das outras duas cores primárias. O vermelho é complementar do verde; O azul é complementar do laranja; O amarelo é complementar do violeta. As cores complementares oferecem mais contrastes entre si. Sendo assim, se um pintor quer destacar a cor vermelha, ele vai colocar um verde do lado. Veja alguns exemplos:
Figura 4 – artes atividades - cores complementares.
    1. Cores Neutras
O preto, o cinzento e o branco são consideradas como cores neutras. Sendo o branco a soma da presença de todas as cores e a presença da luz. O preto nada mais é que o oposto do branco. É a total ausência da luz. Não sendo derivado de nenhuma outra cor. Já o cinzento tem origem na mistura em grande quantidade de branco e preto. Veja o exemplo:




3.0. Os Materiais mais utilizados para fazer pintura em sala de aula (lápis de cor, giz de cera e tinta guache) .
Figura 5
O lápis de cor é uma variedade de lápis utilizada para pintura. É o material mais comum nas aulas de artes do Ensino Fundamental. É barato e de fácil acesso, além de ser um material limpo, ou seja, é muito prático, principalmente no ambiente escolar. Normalmente são comercializados em embalagens contendo 12, 24, 36 ou 48 unidades de cores diferentes. Uma caixa tem tudo que o aluno precisa para pintar. Ao invés de conter uma mina de grafite em seu interior, os lápis de cor são preenchidos com minas de barro, goma, cera e pigmentos coloridos. É um material natural. Não representa nenhum risco para a saúde dos alunos.
O Giz de cera ou lápis de cera é um material escolar muito usado, pelas crianças do Ensino fundamental, para desenhar nas aulas de Educação Artística. Possui uma grade variedade de cores. Por seu traço grosso e colorido, é de fácil uso. É também um material barato e limpo. Não causa nenhum tipo de reação em contato com o corpo. Constituído, ou seja, é feito de parafina. Tem uma vasta variedades de cores, devido a mistura de corantes. Também é usada para outras coisas, tais como: escrever; pode ser raspado para fazer trabalhos artísticos e artesanais; etc. Aqui, no Brasil, alguns fabricante produz o Giz de Cera em formato triangular para evitar que role resultando em queda e quebra.
A tinta Guache é também conhecida como uma aquarela opaca elaborada em uma consistência mais líquida por ser utilizado uma quantidade maior de aglutinante. É uma mistura de goma arábica com pigmento branco, que resulta em uma tinta de grande poder de cobertura. O grau de opacidade varia com a quantidade de pigmento branco adicionado à cor.
Veja, abaixo, a relação dos componentes da tinta guache:
    • Goma-arábica (Aglutinante e adesivo);
    • Glicerina: Garante umidade, impede a secagem e o endurecimento excessivo da tinta, tornando-a mais solúvel;
    • Xarope: Tem ação de plastificante, dando maciez à pintura;
    • Dextrina: É usada para suavizar a textura e a qualidade de pincelamento de alguns pigmentos.
O guache é feito de pigmentos coloridos em pó aglutinados com um pigmento plástico. A tinta é tornada opaca pela adição de pigmentos como gesso, por exemplo. Não causa nenhum tipo de reação em contato com o corpo. O guache é diluído com água. Sua aplicação pode ser feita sobre papeis e cartões. É um produto muito antigo, existe desde a Idade Média. Pode ser comprado em potes de vários tamanhos e cores.
Como se vê, estas são as tintas utilizadas para fazer pintura no Ensino Fundamental. Porém, é importante citar outros materiais, tais como, pincel e papel. Neste nível educacional geralmente não se usa tela e nem tinta óleo.
O pincel é usado para fazer fazer a pintura com a tinta guache. Sendo que os mais adequados são: Macios quando a pintura for deslizada; Chatos e com cerdas médias, quando a pintura for chapiscada. Sempre que for trocar de cor, lave o pincel. Nunca use pincel sujo.
Além do material acima indicado para alunos do Ensino Fundamental, outra Dicas para pintura com crianças está no tipo de papel. Veja alguns exemplos abaixo:

– Canson: É o tipo ideal de papel para pintar. Isto porque, a gramatura é bem alta, ou seja, é como se tivesse um relevo. É fabricado em mais de 50 cores. É considerado o melhor papel para os mais diversos tipos de pintura. É muito importante a escolha do papel certo para cada técnica de pintura, ou seja, lápis de cor, aquarela, guache, etc.



Figura 06: papel Canson.





  • Figura 06: papel Cartolina: São de diversas cores e tamanhos e algumas possuem texturas. As melhores cartolinas para pintura são as de gramatura mais altas, ou seja, mais grossas, e opacas. As brilhantes, são boas apenas para pinturas com lápis de cor, giz de cera , etc. Isto é, tinta seca. Porém o guache e outras tintas liquidas não consegue se fixar com qualidade.

  • Cartão: Não é bom para pintura com tintas liquidas, pois é muito brilhante e liso. O guache, por exemplo, não vai se fixa bem. Porém, exitem vários tipos de papel cartão, sendo o seda, um papel de características firme, portanto, bom para trabalhos escolares.



Figura 07: papel cartão.



  • Sulfite: O melhor é o de gramatura 90, os demais são muito finos. É um material muito pratico para trabalhar com crianças. Pode ter várias cores e tamanhos. O mais comum é o A4 de cor branca. Curiosamente, seu nome está relacionado a adição do sulfito de sódio (composto químico de fórmula: Na2SO3) usado na sua fabricação.
Figura 08: papel sulfite.
Para facilitar o trabalho de artes, principalmente pintura com alunos do Ensino fundamental, a padronização das técnicas é muito importante.
      1. Teoria das cores
"Toda percepção é também pensamento, todo processo de raciocínio é também intuitivo, toda observação é também invenção" (Arnheim, Rudolf 1974:5).
Para facilitar o uso das cores, no trabalho de artes, é fundamental uma padronização a nível internacional, ou seja, reconhecido mundialmente.
Na pintura, a cor é fundamental. A relação entre as massas coloridas, ou seja, as diversas cores que compõe o trabalho de uma artista, em uma obra de arte, constitui sua estrutura básica. Isto porque, o olhar do espectador é direcionado. Sendo ele uma pessoa com conhecimento de causa, vai percebe as sensações de calor, frio, profundidade, sombra, entre outros relevantes. Lembrando que, tais sensações ou relações estão presentes na maior parte, isto para não dizer em todas as obras de Arte. A cor é a base da imagem. É considerada por muitos artistas como abstrata, ou seja, uma percepção visual.
Para obter a cor desejada, o objeto em questão terá de absorver os raios correspondentes à frequência daquela cor. Por exemplo: um objeto é vermelho se absorve as frequências fora do vermelho; É amarelo se absorve as frequências fora do amarelo; É azul se absorve as frequências fora do azul e assim sucessivamente.
As cores estão relacionadas aos diferentes comprimentos de ondas eletromagnéticas, ou seja, são como luzes. Dessa forma podemos dizer que a cor branca resulta da sobreposição das outras cores primárias, tais com, amarelo, azul, vermelho, etc. Sendo assim, a cor preta representa a ausência de luz.

5. História da Pintura


A pintura sempre acompanhou os passos da humanidade. Apesar de, que, durante certos períodos, o grego clássico, por exemplo, não tenha se desenvolvido na mesma proporção que outras vertentes da arte, tais como a escultura, a arquitetura, etc. Já para os povos medievais e também do Renascimento, até os dias atuais, a Pintura foi uma das principais formas de representação.
A partir do século XIX, a pintura de cavalete1 perde espaço no mercado. Isto ocorreu devido ao crescimento das técnicas de reprodução em massa e graças à Revolução Industrial. Até esta época, somente a gravura era alvo de reprodução realizado por pintores. Com o surgimento da fotografia, a função principal do pintor enfrenta uma competição desleal. Começa, nesta época, de certa maneira, a crise da imagem artesanal e o apogeu de reprodução em massa, ou seja, industrialização das obras de arte.
No final século passado a técnica da pintura continuava sendo valorizada. Surgem várias formas de reprodução técnica, tais como, o vídeo e diversos avanços na produção gráfica. Vários artistas criam colagens e gravuras. Experimentaram com a pintura e a fotografia, uma nova forma de fazer arte. Surge um novo perfil de artistas sendo os dadaístas e os membros do pop art como bons exemplos. Mas foi com o advento da computação gráfica que a técnica da pintura se funde definitivamente com a fotografia. Atualmente temos a imagem digital, que funciona como um suporte em que se pode misturar as técnicas de pintura, desenho, fotografia, etc., são as tecnologias 3D.
5.1. Técnica
Aos alunos é dada a capacidades de entender e interpretar a ciência, as tecnologias, as artes e os valores artísticos, políticos e estéticos”.(MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA)

A pintura é formada por aglutinante. Esta substâncias tem o poder de fixar os pigmentos sobre uma tela ou outro suporte qualquer. Funciona como uma espécie de cola. Pode ser usada na composição de tinta, cuja finalidade é ligar ou fixar as partículas de pigmento em uma base qualquer, escolhida para fazer uma pintura.
Alguns exemplos de substâncias aglutinantes: Gema de ovo, cola plástica, etc., que são usadas na composição de tintas. A análise da obra arte passa pela identificação do suporte e das técnicas utilizadas. Portanto, a escolha das técnica e dos materiais tem que ser adequadas. A seleção está diretamente relacionada com o que se deseja, ou seja, ao resultado desejado.
Para a pintura, o suporte mais comum é a tela. Apesar de não usada na escola, com alunos do Ensino Fundamental. Na maioria das vezes é feita com tecido tensionado sobre um chassis de madeira2. É possível também usar o papel, porém, é muito pouco adequado, no que se refere as tintas.
Sobre a escolha dos materiais, pode se dizer que é demorada. Isto porque, envolve preferências pessoais do pintor e exigem disponibilidade. O papel é o suporte mais comum e prático para a aquarela, guache, tinta acrílica, etc. É muito usado nas escolas, com os alunos da Educação Básica, principalmente do Ensino Fundamental, para fazer pintura em sala de aula.
As técnicas mais conhecidas para trabalhar com o público-alvo, a que se propõe este artigo, são: o guache, a aquarela, a têmpera de ovo, o lápis de cor, o giz de cera, etc. É também possível lidar com outros tipos de tintas, porém tem que ser materiais apropriados para para trabalhar com crianças, ou seja, uma pintura desenvolvida a partir de desenho e papel.


    1. Pintores modernista
Entre os Principais artistas Modernistas, brasileiros e estrangeiros, está Pablo Picasso. Nascido na cidade de Málaga, Espanha, em 25 de outubro de 1881. Picasso é um pintor espanhol com dupla nacionalidade, ou seja, nasceu na Espanha e se naturalizou francês. Se tornou um mestres das Artes Plásticas do século XX. Seu talento foi herdado de seu pai que era professor de desenho e pintura. Começou muito cedo a sua carreira de pintor. Com quinze anos já foi reconhecido pelo trabalho que fazia em seu próprio ateliê. Sendo O Toureiro a sua primeira obra da juventude. É uma pintura a óleo feita em uma base de madeira. O artista tinha apenas oito anos quando realizou este trabalho, era uma criança que brincava de ser pintor. Sua obra mais importante é a Guernica, em exposição no Museu de Arte Rainha Sofia, em Madrid. Este trabalho retrata a cidade basca que foi bombardeada durante a guerra civil espanhola, no governo de Franco.
Entre os pintores brasileiros mais famosos está Anita Malfatti que foi uma importante artista plástica, pintora e desenhista. Ela nasceu na cidade de São Paulo, no dia 2 de dezembro de 1889, ou seja, é oito anos mais jovem que Picasso. Anita era filha de Bety Malfatti uma norte-americana de origem alemã e seu pai era italiano. A pintora frequentou as melhores universidades de sua época. Estudou na Alemanha e nos Estados Unidos. Sua carreira polêmica teve inicio quando realizou uma exposição artística em 1917. Por ser inovadora, e revolucionária, as obras de Anita, causou desaprovação nos integrantes das classes sociais mais conservadoras , pois retratavam personagens marginalizados dos centros urbanos. Porém o seu sucesso está na semana de 1922. Em parceria com Mario de Andrade realizou a Semana de Arte Moderna. Outros amigos contribuíram com este evento, tais como: Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia. Suas obras mais importantes são: Natureza Morta - objetos de Mário;
A Estudante Russa; A boba; etc.
Outros nomes da pintura moderna: Di Cavalcanti, Claude Monet, Francisco de Goya, Vincent Van Gogh, etc. Como se vê, são muitos os artistas famosos que trabalharam com pintura na modernidade, brasileiros e estrangeiros. A Pintura Moderna engloba vários movimentos artísticos, tais como: Expressionismo, realismo, futurismo, etc. ou seja, do abstracionismo ao ultra abstrato, isto é, mais que abstrato.


6. Conclusão
Neste trabalho foram apresentados as cores e os materiais apropriados para fazer pintura com alunos do Ensino Fundamental. Foi feito uma abordagem detalhada de tudo que se deve usar para obter um bom resultado no trabalho com crianças. Fazer pintura com alunos da Educação básica é algo muito distinto, se comparado com um curso particular de pintura. É necessário seguir as DCEs3, documento que orienta, ou seja, que regulamenta como deve ser as aulas nas escolas publicas do Paraná, inclusive as aulas de artes. Além da pintura, tem muitos outros conteúdos a ser ministrados para cumprir o currículo escolar. É bom ressaltar que o professor não é um trabalhador autônomo. Se trata de um funcionário remunerado que tem que cumprir algumas funções, tais como: ministrar o conteúdo determinado pela escola, preparar aulas e provas, avaliar os alunos, etc. Se o docente não cumprir com as determinações institucionais, não tem autonomia para avaliar os alunos. Portanto, o conteúdo deve ser básico, como manda as diretrizes.
Para fazer pintura em sala de aula, com alunos do Ensino Fundamental, foram abordados todas as possibilidade possíveis, a começar pelas cores: primárias, secundarias, neutras e complementares, ou seja, teoricamente o aluno tem que saber o que fazer para obter uma cor, a que desejar. Em seguida foi feito a apresentação do material que é indispensável para trabalhar com as crianças: Guache, giz de cera, Pinta cara, lápis de cor, etc. Esta é apenas uma das partes. Para os estudantes praticar o que aprendeu na teoria é necessário ainda pincel e papel. Foram apresentados os papeis de uso pratico para trabalhar com os pequenos: Sulfite, Canson, Cartão e Cartolinas. Estes são os materiais básicos para trabalhar pintura com alunos da primeira fase da Educação Básica.
Na parte teórica e histórica foi abordado como a pintura acompanha o homem desde a sua origem, ou seja, em toda a sua história. Porém, em cada época e lugar ( tempo e espaço), foi feita de um jeito. Nas comunidades tribais, por exemplo, foi muito usada nos momentos de guerras. Atravessou os vários períodos de nossa história: antigo, medieval, moderno e contemporâneo. Porém foi a partir do período medieval e do Renascimento, que a Pintura se tornou uma das principais formas de representação de todos os povos.
Como se vê, neste trabalho foi explorado uma variedade de cores, materiais e um pouco do contexto Histórico da pintura. Sendo o publico alvo deste artigo o Ensino fundamental, ou seja, crianças de nove e dez anos de idade. A base, para trabalhar com estes estudantes é o desenho. A tela não faz parte do universo deste nível de escolaridade.








      1. Referências Bibliográficas.

  1. ARNHEIM, Rudolf; Arte e Percepção Visual; São Paulo: EDUSP, 1997.
  2. FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria F. de Rezende e. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1993.
  3. FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e; FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1992.
  4. FRUTIGER, Adrian. Sinais e Símbolos: Desenho, projeto e significado; São Paulo: Martins Fontes, 1999.
  5. HARRISON, Hazel; Técnicas de desenho e pintura; São Paulo: Editora Cia dos Livros, 1994
  6. MARTINS, Mirian Celeste e outros. Didática no Ensino de Arte: Língua do Mundo -Poetizar,
    Fruir e Conhecer Arte. São Paulo: FID, 1998.
  7. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Educação artística: leis e pareceres.
    Brasília: 1982.
  8. WONG, Wucius; Princípios de Forma e Desenho; São Paulo: Editora Martins Fontes, 2002.
7.1. Referencias das imagens

  1. [Acesso em 27 de junho de 2013 ]. Disponível em: http://www.oqueeisso.blog.br/?author=3&paged=27
  2. [ Acesso em 28 de Junho de 2013 ].Disponível em: http://www.horacioalmeida.com.br/2010/12/30/geracao-lapis-de-cor/
  3. [ Acesso em 29 de Junho de 2013 ].Disponível em: http://www.essaseoutras.xpg.com.br/tabela-das-cores
  4. [Acesso em 11 de Julho de 2013].Disponível em: http://skygamesnettutoriais.blogspot.com.br/2010/01/sky-games-teoria-das-cores-explicacao.htm
  5. [Acesso em 12 de Julho de 2013].Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Color_icon_orange.svg
  6. [Acesso em 13 de Julho de 2013].Disponível em: http://www.papeldearte.com.br/papel-canson-mi-teintes/
  7. [acesso em 2013 Julho 16]. Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=papel
  8. Técnicas de desenho e pintura. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Acesso em 11 de Julho de 2013]. Disponível em: www: <URL: http://www.infopedia.pt/$tecnicas-de-desenho-e-pintura>.
  9. [Acesso em 11 de Julho de 2013]. Disponível em: http://arnaut.no.sapo.pt/cor/cores_quentes_e_frias.html
  10. [Acesso em 11 de Julho de 2013]. Disponível em: http://artesatividades.blogspot.com.br/2010/12/cores-complementares.html
1Suporte tripé feito de madeira ou metal para trabalhos artísticos. Usado na colocação de tela ou placa para pintura e desenho.
2 É a armação de madeira utilizada para esticar o tecido.
3 diretrizes curriculares da educação básica

    1. 2. Pintores modernista
Entre os Principais artistas Modernistas, brasileiros e estrangeiros, está Pablo Picasso. Nascido na cidade de Málaga, Espanha, em 25 de outubro de 1881. Picasso é um pintor espanhol com dupla nacionalidade, ou seja, nasceu na Espanha e se naturalizou francês. Se tornou um mestres das Artes Plásticas do século XX. Seu talento foi herdado de seu pai que era professor de desenho e pintura. Começou muito cedo a sua carreira de pintor. Com quinze anos já foi reconhecido pelo trabalho que fazia em seu próprio ateliê. Sendo O Toureiro a sua primeira obra da juventude. É uma pintura a óleo feita em uma base de madeira. O artista tinha apenas oito anos quando realizou este trabalho, era uma criança que brincava de ser pintor. Sua obra mais importante é a Guernica, em exposição no Museu de Arte Rainha Sofia, em Madrid. Este trabalho retrata a cidade basca que foi bombardeada durante a guerra civil espanhola, no governo de Franco.
Entre os pintores brasileiros mais famosos está Anita Malfatti que foi uma importante artista plástica, pintora e desenhista. Ela nasceu na cidade de São Paulo, no dia 2 de dezembro de 1889, ou seja, é oito anos mais jovem que Picasso. Anita era filha de Bety Malfatti uma norte-americana de origem alemã e seu pai era italiano. A pintora frequentou as melhores universidades de sua época. Estudou na Alemanha e nos Estados Unidos. Sua carreira polêmica teve inicio quando realizou uma exposição artística em 1917. Por ser inovadora, e revolucionária, as obras de Anita, causou desaprovação nos integrantes das classes sociais mais conservadoras , pois retratavam personagens marginalizados dos centros urbanos. Porém o seu sucesso está na semana de 1922. Em parceria com Mario de Andrade realizou a Semana de Arte Moderna. Outros amigos contribuíram com este evento, tais como: Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia. Suas obras mais importantes são: Natureza Morta - objetos de Mário;
A Estudante Russa; A boba; etc.
Outros nomes da pintura moderna: Di Cavalcanti, Claude Monet, Francisco de Goya, Vincent Van Gogh, etc. Como se vê, são muitos os artistas famosos que trabalharam com pintura na modernidade, brasileiros e estrangeiros. A Pintura Moderna engloba vários movimentos artísticos, tais como: Expressionismo, realismo, futurismo, etc. ou seja, do abstracionismo ao ultra abstrato, isto é, mais que abstrato.


6. Conclusão
Neste trabalho foram apresentados as cores e os materiais apropriados para fazer pintura com alunos do Ensino Fundamental. Foi feito uma abordagem detalhada de tudo que se deve usar para obter um bom resultado no trabalho com crianças. Fazer pintura com alunos da Educação básica é algo muito distinto, se comparado com um curso particular de pintura. É necessário seguir as DCEs1, documento que orienta, ou seja, que regulamenta como deve ser as aulas nas escolas publicas do Paraná, inclusive as aulas de artes. Além da pintura, tem muitos outros conteúdos a ser ministrados para cumprir o currículo escolar. É bom ressaltar que o professor não é um trabalhador autônomo. Se trata de um funcionário remunerado que tem que cumprir algumas funções, tais como: ministrar o conteúdo determinado pela escola, preparar aulas e provas, avaliar os alunos, etc. Se o docente não cumprir com as determinações institucionais, não tem autonomia para avaliar os alunos. Portanto, o conteúdo deve ser básico, como manda as diretrizes.
Para fazer pintura em sala de aula, com alunos do Ensino Fundamental, foram abordados todas as possibilidade possíveis, a começar pelas cores: primárias, secundarias, neutras e complementares, ou seja, teoricamente o aluno tem que saber o que fazer para obter uma cor, a que desejar. Em seguida foi feito a apresentação do material que é indispensável para trabalhar com as crianças: Guache, giz de cera, Pinta cara, lápis de cor, etc. Esta é apenas uma das partes. Para os estudantes praticar o que aprendeu na teoria é necessário ainda pincel e papel. Foram apresentados os papeis de uso pratico para trabalhar com os pequenos: Sulfite, Canson, Cartão e Cartolinas. Estes são os materiais básicos para trabalhar pintura com alunos da primeira fase da Educação Básica.
Na parte teórica e histórica foi abordado como a pintura acompanha o homem desde a sua origem, ou seja, em toda a sua história. Porém, em cada época e lugar ( tempo e espaço), foi feita de um jeito. Nas comunidades tribais, por exemplo, foi muito usada nos momentos de guerras. Atravessou os vários períodos de nossa história: antigo, medieval, moderno e contemporâneo. Porém foi a partir do período medieval e do Renascimento, que a Pintura se tornou uma das principais formas de representação de todos os povos.
Como se vê, neste trabalho foi explorado uma variedade de cores, materiais e um pouco do contexto Histórico da pintura. Sendo o publico alvo deste artigo o Ensino fundamental, ou seja, crianças de nove e dez anos de idade. A base, para trabalhar com estes estudantes é o desenho. A tela não faz parte do universo deste nível de escolaridade.








      1. Referências Bibliográficas.

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  4. FRUTIGER, Adrian. Sinais e Símbolos: Desenho, projeto e significado; São Paulo: Martins Fontes, 1999.
  5. HARRISON, Hazel; Técnicas de desenho e pintura; São Paulo: Editora Cia dos Livros, 1994
  6. MARTINS, Mirian Celeste e outros. Didática no Ensino de Arte: Língua do Mundo -Poetizar,
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  7. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Educação artística: leis e pareceres.
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1 diretrizes curriculares da educação básica

7.1. Referencias das imagens

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  8. Técnicas de desenho e pintura. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Acesso em 11 de Julho de 2013]. Disponível em: www: <URL: http://www.infopedia.pt/$tecnicas-de-desenho-e-pintura>.
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