lunedì 27 febbraio 2012
Claretiano - Dependência e Adaptação
ContraChoque
Secretaria: Requerimento: Dpendência ou adaptação (Dia 07/03/2012)
Claretiano
TECNICAS EXPRESSIVAS EM PINTURA | 2011 | provado |
Linkes
ContraChoque
Dpendência ou adaptação
Claretiano
TECNICAS EXPRESSIVAS EM PINTURA | 2011 | provado |
sabato 25 febbraio 2012
INICIACAO A PESQUISA CIENTIFICA
Aluno: Benedito M. Fagundes
Com o advento das tecnologias de informação e comunicação, novas perspectivas surgem para a educação a distância, tais como, as facilidades de produção sofisticado e rápida. A emissão e distribuição de conteúdos é uma interação com
informações e recursos que facilita a vida de muitas pessoas que querem estudar e tem pouco tempo disponível.
Sem dúvida nenhuma a educação a distância foi um grande passo para a democratização do conhecimento, ou seja, do ensino superior. Desta forma intelectual e inteligente, é oportunizando o acesso ao ensino à todos. Há uma expectativa muito grande em torno da EAD. É uma modalidade de educação intermediada por tecnologias. Tais ferramentas permitem que alunos e professores estejam separados no tempo e no espaço, ou seja, não é necessário está fisicamente no mesmo ambiente.
escola: novos horizontes na produção escrita. PUC/SP.
_________ (2001).. Formando professores para atuar em ambientes
virtuais de aprendizagem. In: Almeida, F. J. (coord). Projeto Nave.
Educação a distância. Formação de professores em ambientes
virtuais e colaborativos de aprendizagem. São Paulo.
_________ (2000). O computador na escola: contextualizando a formação
de professores. São Paulo: Tese de doutorado. Programa de Pós-
Graduação em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo.
Conselho Nacional de Educação, MEC. Câmara de Educação Básica.
(2002).Diretrizes Nacionais para a Educação a Distância no âmbito
da Educação Básica. Relatores: Gouveia, S F. & Bizzo, N. M. V.
CNE/MEC.
Ferreira (1993)] Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. 1993. Mini Dicionário da Língua Portuguesa. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira.
lunedì 20 febbraio 2012
Psicologia - Pratica
Aluno: Benedito M. Fagundes
A obaservação foi feita no C.E Lucy Requião e o professor observado foi o Bento que leciona filosofia.
1) O que você, como professor, faz para obter um comportamento esperado dos seus alunos? O que você faz para controlar e condicionar o comportamento deles?
R: Ocupação. O metodo é bastante simples e aprendi com as pedagogas. Alunos ocupados não dão problemas.
2) Quais comportamentos os alunos têm de maneira incondicionada, ou seja, de maneira involuntária, sem que você os tivesse ensinado?
R: Senso Comum. Os alunos levam para escola aquilo que eles aprede no dia-a-dia em casa e na rua.
R: De tudo que ensinamos, os alunos absorve muito pouco. Os conteúdos estão aí a disposição, livros, internet, etc. Eles aprendem o que querem. Portanto, se o que o professor falar for do interesse a assimilação é imediata. Acho que elesgostam mais de coisas pratica. A minha matéria é muito teorica. os alunos acham filosofia muito dificil.
R: Os alunos são lentos. A cabeça deles não é de acadêmicos, ou seja, temos que ir de vagar. Temos que trabalhar muito para conseguir algum resultado.
5) O que você faz para extinguir algum comportamento indesejável dos seus alunos?
R: Chamo atenção. Se não resolver encaminho para a equipe pedagogica. Se o caso for muito grave é acionado a patrulha escolar e o conselho tutelar.
6) O que você faz para obter um comportamento dos seus alunos que opere sobre o ambiente, ou seja, que traga alguma consequência?
R: Faço a minha parte.
R: Manter os alunos ocupados é uma boa opção para se obter comportamentos desejáveis. Temos muito a ensinar.
R: Separar os alunos. Os comportamentos indesejáveis geralmente está em grupos. Para resolver o problema é só indetificar e separar.
O Behaviorismo é um temo inglês que designa comportamento, conduta, etc. ou seja, é comportamentalismo. Se trata de um conjunto das teorias psicológicas que determina o comportamento como objeto de estudo da Psicologia. Respostas e estímulos são as caracteristica principais deste método. Desta forma o professor aplicou sua psicologia em sala de aula, ou seja, a turma foi bem controlada.
Existe várias maneira de se aplicar uma teoria. Agir naturalmente é uma delas. O professor demostrou está extremamente calmo. Isto passa uma certa confiança para os aluno. Porém, não quer dizer que todos aprendem. Cada aluno tem o seu ritimo e tem que ser respeitado. A principal crítica a esse método se dá pelo fato de não ser de aprendizagem e sim de controle.
O sentido de "Behaviorismo" foi sendo modificado com o decorrer do tempo e hoje já não se entende o comportamento como uma ação isolada do sujeito, mas uma interação entre o ambiente e o sujeito . Ou seja, o "Behaviorismo" se dedica ao estudo das interações entre o sujeito e o ambiente.
E acordo com os estudos sobre o tema percebe-se que o Behaviorismo surgiu em oposição ao mentalismo e ao introspeccionismo. No final do século passado a ciência começou a dar ênfase na obtenção de dados. Esta influência se fez sentir na Psicologia, no começo deste século, com a proposta behaviorista feita por Watson em 1924.
A contribuição do Behaviorismo vem de sua própria crítica. Porém, começa perder influência na décad a de 50. Sua finalidade era compreeder o ser Humano a partir de seu comportamento. Entende-se que pela observação e experimentação é possível desenvolver um conjunto de princípios que explica o comportamento humano. O objeto da Psicologia a partir do behaviorismo passa a ser uma ciência do comportamento humano. É dada uma importância maior aos fatores ambientais e a hereditariedade. Ou seja, o homem é produto do ambiente.
a
sabato 18 febbraio 2012
Prática: Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
Título do Projeto: "Educação e formação integral do homem: a Paideia contemporânea."
Na modernidade o velho e novo se confrontam. A começar pela chegada de espanhois e portugueses na América. O individualismo, o domínio da natureza, o Estado moderno, a nova ciência, a afirmação da burguesia e da economia de mercado e capitalista, etc. são as principais caracteristicas deste período. No campo político, o surgimento do Estado moderno, absoluto, é determinante para a organização de uma educação na família, na escola, em associações, etc. A ideia era de envolvimento e conformação do indivíduo. A educação dos tempos modernos, tem inicio pela renascença, período em que se elabora o ideal pedagógico frances do século XVI, até o fim do século XVII, com a formação do espírito clássico.
Pensando na educação e formação integral do homem contemporâneo, o Emílio de Rousseau não é uma mera ficção ou pura abstração literária, é uma obra inspiradora ao repensar profundamente a existência e a formação humana: "O objetivo que devemos nos propor na educação de um jovem é o de formar-lhe o coração, o juízo e o espírito" (Rousseau, 1994, p. 45). Essa formação começa tendo como primeiro mestre a natureza.
Para Rousseau o gênero humano é a obra mais bela da narureza. Isto porque, segundo o filósofo, o belo universal está presente. A formação começa em casa e se estede para a comunide. O pensador quer criar o Emílio bem longe da corrupção da cidade: "Eu o crio no campo e seu quarto nada terá que o distinga do de um camponês" (Rousseau, 1973, p. 79).
A nossa educação é para as necessidades, sejam culturais ou sobrevivência. A razão nos ensina conhecer o bem. Como se vê, a educação contemporânea tem uma nova face que molda o indivíduo para o mundo capitalista neoliberal. O mundo contemporâneo exige uma educação forte no carater da lei, igualdade de condições para todos e com caracteristicas profissionais voltada para técnicas.
Stuart Mill, pensador contemporâneo afirma que o papel da educação é levar as massas aos bons costumes da classe média, que mantém, também, o poder intelectual. Cada pensador tem um ponto de vista. Para DURKHEIM objetivo da educação era formar mentes polidas e capazes de cumprir um papel honrado na sociedade; Para os marxicitas a educação é para superação das diferenças que existe entre as clásses sociais. É a dialética do materialismo conehecido como histórico; Nos pensamentos de Nietzsche e Dilthey sobre a educação destacam a nessecidade de superação de modelos, tais como, positivismo, burguês, etc. É transvaloração e a marcha histórica.
Continuar Ap 04 pg: 14 cont. Claretiano
Ap: 03 Modernos: Claretiano
Referências bibliográficas
ROUSSEAU, J-J. Emílio ou da educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.DEWEY, John. My pedagogic creed. In: _____. Education today. New York: G. P. Putnam’s Sons, 1940.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Assim falou Zaratustra. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1986.
A formação do homem contemporâneo
A formação do homem no Emílio de Rousseau
mercoledì 15 febbraio 2012
Psicologia
Aluno: Benedito M. Fagundes
Autoconceito
Podemos entender autoconceito como sendo a forma de valorizamos ou relacionamos. O autoconceito corresponde à resposta à pergunta "QUEM SOU EU?"
O autoconceito é formado com base em elementos de vários campos da existência, a saber: a imagem corporal, a sensibilidade, a Cultura, a Religião, etc. Podemos realizar atividades de:
Auto percepção
Autoavaliação
Auto comunicação
Automotivação
Autocontrole
Autoeficácia
Autoeficácia designa em psicologia a convicção de uma pessoa de ser capaz de realizar uma tarefa específica. A autoeficácia desempenha um fator importante na psicoterapia.
A autoeficácia envolve a crença de que com empenho podemos governar acontecimentos gerando o efeito almejado.
Essas variáveis influenciam no processo ensino-aprendizagem, pois leva os indivíduos a uma reflexão auto avaliativa sobre si mesmo e suas ações. Ou seja, se queremos algo podemos alcançar.
Referências
Miller, William R. & Rollnick, Stephen. Entrevista motivacional. Porto Alegre,1999
lunedì 13 febbraio 2012
FUNDAMENTOS HISTORICOS E FILOSOFICOS DA EDUCACAO
Aluno: Benedito M. Fagundes
FUNDAMENTOS HISTORICOS E FILOSOFICOS DA EDUCACão
A educação brasileira é subjetiva e social. O indivíduo desenvolve as capacidades exigidas pela sociedade
. Na história da educação os gregos foram melhores que os egípcios. O homem é protagonista do processo histórico. Na antiguidade não tínhamos uma pedagogia desenvolvida. O conhecimento era transmitido de forma oral somente para as classes dominantes, o interesse era político. O que está em questão é a cidadania.
Na linha da história os sofistas foram considerados os primeiros professores. Foram eles que idealizaram a democracia na Grécia. A intenção era responder aos novos desafios do, homem livre. Ensinavam a arte do bem falar. É o conhecimento que conduz o homem a felicidade.
A educação a partir de Sócrates a educação passa a ter uma conotação espiritual. A virtude abita na alma. O filosofo introduziu um novo modelo de educação baseado na dinâmica do mestre e discípulo. O principal exemplo está nos clássicos da filosofia: Sócrates, Platão e Aristóteles. O método é dialético.
Platão idealizou uma sociedade perfeita, a cidade ideal. A educação era direcionada a cada classe social. Os filósofos por serem mais inteligentes deveriam governar. Eram considerados os melhores em inteligência e conduta ética. Os mais fortes deveriam ser os guardiões e os menos robustos cuidavam da lavora.
Mais tarde tivemos um a uma educação no Helenismo, sendo Alexandre o grande o principal personagem. O homem se torna cosmopolita, ou seja, não participa mais das decisões politicas da polis grega. Agora é cidadão do mundo. Quanto mais globalizada é uma sociedade menos autentica ela fica.
No império romano a educação outro rumo. Está voltada para os interesses do estado.
Pgs 09 ou 23
sabato 11 febbraio 2012
AA CC - Blog do Benedito
Aluno: Benedito M. Fagundes
Relatório da comunicação feita pela professora Lucimara e pelo professor Rosano no dia quatro de fevereiro de 2012. Assuntos abordados: Arte Moderna; Arte Contemporânea; Fauvismo;Cubismo; Modernismo brasileiro; Futurismo; etc.
Arte Moderna
O modernismo na arte moderna começou no século XIX e continuou até o inicio do século XX. Os conteúdos deste período são: fotografia, escultura, arquitetura, escultura, etc.
São exemplos das vertentes: impressionismo, pós-impressionismo, fauvismo, cubismo, expressionismo, futurismo, dadaísmo, etc. Pablo Picasso foi um dos grandes ícones deste período.
Arte contemporânea
Entre os movimentos mais célebres estão a Op Art, Videoarte, a Happening, a Fluxus, a Pop Art, o Expressionismo Abstrato, a Arte conceptual, o Minimalismo, a Body Art, o Fotorrealismo, a Internet Art e a Street Art, a arte das ruas, baseada na cultura do grafiti e inspirada faccionalmente na geração hip-hop, tida muitas vezes como vandalismo.
Fauvismo
O fauvismo foi um movimento artístico do começo do século XX. Suas principais características são:
Uso de cores intensas (rojo, verde, amarelo, azul e vermelho). Explosão de cores (Madame matise)
Uso de formatos planos, grandes, simples e com traços largos; Etc.
Principais artistas fauvistas:
- Henri Matisse
- Paul Gauguin
- Georges Braque
Cubismo: movimento artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso.
Modernismo brasileiro: Amplo movimento cultural que repercutiu na sociedade brasileira no inicio do século XX.
A Semana de Arte Moderna foi realizada em São Paulo, em 1922. O ponto de partida foi modernismo no Brasil.
Futurismo: Movimento artístico e literário que surgiu com publicação do Manifesto Futurista, no jornal francês Le Figaro.
Referencia
Comunicação Claretiano