Aluno: Benedito M. Fagundes
Tempos Modernos
Tempos Modernos é um filme de 1936. Produzido por Charles Chaplin, sendo que ele mesmo faz o personagem principal, "O Vagabundo". É narrado a luta pela sobrevivência em mundo moderno e industrializado. Esta produção é uma forte crítica ao capitalismo, militarismo, liberalismo, conservadorismo, etc. É criticado também os maus tratos que os empregados passaram a receber a partir da Revolução Industrial.
O diretor do filme, Charle Chaplin, passa uma mensagem social. As cenas do filme Tempos Modernos são trabalhadas para passar uma mensagem original aos espectadores. As máquinas tomando o lugar dos homens, criminalidade, escravidão, etc. E no meio da agitação, o amor aparece: o de um vagabundo por uma menina de rua. O filme é uma comédia e ao mesmo tempo um drama, romance e ficção.
Charle Chaplin é um trabalhador de fábrica. Tem um colapso nervoso devido ao trabalhar exaustivo. Consequentemente é levado para um hospício. Algum tempo depois, já curado, retorna para à vida normal. Ou seja, quase isso. A fábrica estava fechada. Os antigos funcionários estavam todos desempregados. Manifestações, confronto com a policia, etc. Depois de algumas vezes preso por envolvendo numa confusão, Charles é libertado. Foi neste cenário que o pobre vagabundo conheceu uma jovem órfã de mãe, e recentemente de pai.
Charles consegue um emprego numa outra fábrica, mas a sorte não estava de seu lado. Logo os operários entram em greve e novamente está desempregado. A jovem namorada consegue trabalho como dançarina em um bar, seu amado vai junto como garçom. Mais esta historia não tem uma final feliz e os dois seguem, numa estrada, rumo a outras aventuras.
Referências bibliográficas
CHAPLIN, Charles. Tempos Modernos. Título original: Modern Times. Preto & Branco. Legendado. Duração: 87 min. Warner, 1936
Nessun commento:
Posta un commento