Stop Motion
(pesquisa)
A técnica Stop Motion descende do trabalho de Edward Muybridge e George Méliès que, embora fossem de ramos diferentes, buscavam o mesmo objetivo: a reprodução do movimento. A técnica consiste em fotografar objetos quadro a quadro e, durante o intervalo entre um quadro e outro, o animador muda um pouco a posição do objeto. Desta forma, a fotografia é fundamental para o desenvolvimento da técnica.
Sendo a fotografia um elemento básico da técnica Stop Motion, não há melhor maneira de aproximar o cinema da fotografia do que o uso da mesma. O presente trabalho reflete sobre a semelhança entre cinema de animação por Stop Motion e a fotografia, mostrando a importância do emprego de técnicas de enquadramentos utilizados na fotografia para um bom resultado.
Desde os tempos mais remotos, quando ainda habitava as cavernas, o homem busca a reprodução do movimento. Com o passar dos anos, a espécie evoluiu de pinturas rupestres a desenhos elaborados e, logo depois, a outras técnicas que deram origem à fotografia. Observa-se no imaginário humano o desejo de ver sua criação, (desenhos e pinturas) em movimento; por isso, diversos foram aqueles que estudaram uma forma de obter-se tal movimento.
Na década de 1870, o fotógrafo utilizou uma sequência de sistemas abrangidos por 24 câmeras escuras para registrar o movimento da marcha de cavalos. O obtido sucesso inspirou a realização de diversos estudos sobre o tema.
Com o passar dos anos e com o avanço da tecnologia, o Stop Motion teve sua evolução. Nisio (2011, p.19) comenta que “durante seu aperfeiçoamento, a técnica passou a ser empregada na animação dos mais variados objetos e coisas, incluindo pessoas [...]”. Isso resultou na subdivisão da mesma em várias categorias, cada uma denominada de acordo com os materiais utilizados e o resultado alcançado.
Os modelos de Stop Motion são movimentados e fotografados quadro a quadro. Esses quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nessa fase, podem ser acrescentados efeitos sonoros, como fala ou musica.
ANÁLISE
De acordo com a coa a pesquisa, Stop motion é uma técnica de animação onde utiliza-se máquina fotográfica ou montagem em computador. Para cada segundo de filme são necessários aproximadamente 24 quadros, ou 24 fotos, ou seja precisa-se de muitas fotos para criar a ilusão de movimento. Para um um filme de um minuto são necessários 1440 fotos. Isto sem contar as fotos que ficaram fora de foco, com ângulo errado, movimento fora de sincronia e muitos erros mais.
Cientificamente falando, o stop motion só é compreendido como movimentação pelo fenômeno da Persistência Retiniana. Ele provoca a ilusão no cérebro humano de que algo se move continuamente quando existem mais de 12 quadros por segundo. Na verdade, o movimento desta técnica cinematográfica nada mais é que uma ilusão de ótica.
- Câmera fotográfica Ligada em cima de uma mesa, mirando os objetos que serão fotografados.
- Posicionamento da máquina;
- Enquadramento;
- Tirar as fotos;
- Montagem;
- Música.
NARRATIVA (com fotos - pelo menos 24 e pawer ponte)
RELATÓRIO CRÍTICO
Primeiro foi feito uma pesquisa detalhada sobre o tema, Stop Motion, para conhecer bem o assunto. Após a pesquisa foi feito uma analise para que o tema fosse compreendido. Em seguida foi feito um roteiro para orientar os passos seguintes. A câmera foi posicionada e começou a seção de fotos. Com as fotos prontas começamos a montagem da narrativa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARTHES, Roland. Lo obvio y lo obtuso: imágenes, gestos e voces. Barcelona: Paidós Comunicación, 1986.
BASTOS, Dorinho; FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde. A psicodinâmica das cores em omunicação. 5 ed. São Paulo: Edgard Blüch
------------------------------------------------------------------------
http://picasion.com/i/1XIlb
http://i.picasion.com/pic74/b337cb99034d9759c2ad7885990deeee.gif
http://picasion.com [URL=http://picasion.com/i/1XIlb/][IMG]http://i.picasion.com/pic74/b337cb99034d9759c2ad7885990deeee.gif[/IMG][/URL][URL=http://picasion.com/i/1XIlb/]http://picasion.com[/URL]
Nessun commento:
Posta un commento