Acadêmico:
Benedito M. Fagundes
As
cores aparecem nos costumes, nas roupas, nos enfeites, nas armas,
etc. A estética medieval também participa dos avanços científico
e nas práticas tecnológicas com o filósofo inglês Roger Bacon
(1214-1294). Os princípios da ciência da época são relacionados a
razões de beleza.
A percepção do belo atinge principalmente o corpo humano. São vários os pensadores medievais, os quais podemos destacar: Santo Agostinho, "o Belo é o caminho para a sabedoria, para a verdade e para Deus." Já para São Tomás de Aquino, o Bem está interligado Belo, que está ligado ao Conhecimento. O ser humano busca a Beleza para agradar o coletivo e não de forma isolada. O belo é o esplendor da Verdade.
A percepção do belo atinge principalmente o corpo humano. São vários os pensadores medievais, os quais podemos destacar: Santo Agostinho, "o Belo é o caminho para a sabedoria, para a verdade e para Deus." Já para São Tomás de Aquino, o Bem está interligado Belo, que está ligado ao Conhecimento. O ser humano busca a Beleza para agradar o coletivo e não de forma isolada. O belo é o esplendor da Verdade.
Na
Itália,
dois
grandes
autores
se
destacaram:
Dante
(1265 – 1321) com
A
Divina
Comédia,
abordou
a
história
humana
sob
os
três
enfoques
religiosa:
inferno,
purgatório
e
paraíso.
Petrarca
(1304 – 1374), criou
o
soneto
lírico,
influenciando
a
produção
literária,
etc.
Referências Bibliográfica
Referências Bibliográfica
- Adolfi, D. A Estética Natural. São Paulo, Livraria Santos Editora Ltda, 2002
- ARAÚJO, Emanoel (org.) Um Olhar Crítico sobre o acervo do século XIX: reflexões iconográficas – memória. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1994.
- PONTUAL, Roberto.
Dicionário das
artes
plásticas no
Brasil. Rio
de Janeiro:
Civilização Brasileira,
1969.
Estética
Portifolio
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