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Contextualização
Pintura Moderna na sala de aula - Ensino Médio.
Cada época, cada escola revela para as pessoas do presente
como os seus antepassados viviam, o que eles comiam, como se trajavam
e como eram suas tradições.
Esse trabalho buscará um pouco da historia da pintura moderna,
desde os seus primórdios, ressaltando o principal de cada época ate
chegar os nossos dias. E como essa pintura é ensinada dentro da sala
de aula, como os professores estão sendo preparados para ensiná-la.
Buscando nortear a práxis do Ensino da pintura moderna, no
Ensino Médio e, considera-se de suma importância a vivência
para o enriquecimento cultural do aluno, bem como a sua trajetória
teórica, delineados por incursões na História da Arte
contextualizada
Na Verdade, o modernismo foi um movimento literário e
artístico do início do séc. XX, cujo objetivo era o rompimento com
o tradicionalismo (parnasianismo, simbolismo e a arte acadêmica), a
libertação estética, a experimentação constante e,
principalmente, a independência cultural do país. Apesar da força
do movimento literário modernista a base deste movimento se encontra
nas artes plásticas, com destaque para a pintura (Moderna).
A palavra Arte tem recebido no decorrer de sua história, inúmeros
conceitos de vários estudiosos e de diferentes épocas. Tomamos como
base, para os conceitos aqui relatados, dois estudiosos: Nicola
Abbagnano, filósofo, e Marcya Vasconcellos educadora.
Em seu significado mais geral, “arte significa filosoficamente,
todo conjunto de regras capazes de dirigir uma atividade humana
qualquer” (ABBAGNANO, 2000, p. 81)
Conforme nos expõe o filósofo Abbagnano ( 2000) contextualizando,
desde Platão aos dias atuais a definição de arte é o objeto de
construção, isto é, todo o processo, cercado da razão, na
produção de qualquer coisa, distinguindo-se da natureza.
A arte é uma expressão da cultura estando presente na educação
desde as mais primitivas civilizações até os dias atuais. Na
educação em arte na escola o que tem mudado é a concepção
pedagógica de aprendizagem influenciada pelas transformações da
sociedade.
“O fato é, que, qualquer que seja o significado do que se lhe
atribua, a arte existe desde o momento em que surge a necessidade de
o homem se expressar sobre alguma coisa.” (VASCONCELLOS, 2006,
p.42).
O professor(a) tem papel significativo ao fazer, interpretar e
refletir sobre arte, sabendo contextualizá-la como produção social
e histórica.
Arte para a escola é uma disciplina com origem, história, questões,
metodologias que podem ser ensinadas e aprendidas. Para Vasconcellos
(2006, p. 42) “é preciso estar engajado em um processo de formação
de conceitos do quais estes são abstraídos ou criados, ou seja,
transformados em realizações formais.”
O texto de Vasconcellos, permiti ampliar meus conhecimentos sobre a
arte, sua história e função na educação. É importante termos
este conhecimento e visão da arte para educar dentro de uma prática
pedagógica histórico cultural, transformadora e reflexiva.
A vida cultural deve passar pela escola por meio de visita a feiras,
apresentações de dança, teatro e música estabelecendo a
comunicação permanente entre o que se estuda e a cultura em
produção.
As
Artes podem contribuir para desenvolver criticidade, sensibilidade e
criatividade, durante o processo de aprendizagem da criança, desde a
mais tenra idade.
Objetivos.
Esse trabalho terá como objetivo esclarecer como a história da
Pintura moderna esta ligada ao nosso convívio diário. Espero
alcançar objetivos de modo satisfatório, que as pessoas entendam o
que é arte, como ela deve ser estuda e o porquê de estudá-la.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
. Conscientizar à integração dos alunos nas atividades sobre artes
. Promover a socialização entre a família e a escola
. Contribuir com a auto-estima e a valorização individual
. Envolver pais e sociedade nas atividades desempenhadas na escola
. Auxiliar a escola no combate à evasão escolar
. Propiciar aos alunos momentos de socialização buscando a redução
da violência escolar.
Justificativa.
Este
projeto irá desenvolver uma pesquisa sobre pintura moderna no Ensino
Médio, associandom prática e teoria.
Buscará um pouco da historia da pintura moderna, desde os
seus primórdios, ressaltando o principal de cada época ate chegar
os nossos dias. E como essa pintura é ensinada dentro da sala de
aula, como os professores estão sendo preparados para ensiná-la.
Metodologia.
Primeira
etapa: Pesquisa
Segunda etapa: Uma entrevista com o
coordenador(a) de uma escola pública, municipal ou estadual de
Educação Básica. A escola selecionada deve ter Ensino Medio.
Será Utilizado um roteiro para a realização da entrevista:
1)Quantos
alunos de ensino médio a escola têm?
2) Você,
enquanto coordenador(a) da escola, realizou algum curso ou tem
recebido alguma formação específica
03) Como
foram esses cursos e/ou formação? Foram propostos pela rede pública
ou você os procurou por iniciativa própria?
04) A rede
estadual na qual você atua como coordenador(a) conta com um setor
responsável pela formação dos gestores?
05) Esse
setor tem promovido apoio e garantindo recursos humanos, materiais e
financeiros que viabilizem o atendimento de qualidade aos alunos da
educação básica como prevê a legislação?
06)A
escola tem implementado flexibilizações e adaptações curriculares
que considerem o significado prático e instrumental dos conteúdos
básicos, metodologias de
ensino e
recursos didáticos diferenciado tendo em vista que os alunos do
ensino médio, principalmente os do noturno, trabalham?
07) Como
os alunos do ensino médio têm sido avaliados?
08)Em sua
opinião, o que precisa ser melhorado na sua escola?
E, para finalizar será
elaborado um relatório com as conclusões da análise.
Terceira
etapa: Elaboração do trabalho
Cronograma
Agosto - datas - quando?
Até 30 de agosto de 2012
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Até 09 de setembro de 2012
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Até 16 de setembro de 2012
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Nada marcado
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Contextualização
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Justificativa, objetivos e metodologias | Cronograma e referencia bibliográficas | |
Referências
Bibliográficas.
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Companhia das Letras, 1992.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Educação
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<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br > Acesso em: fev. 2012.
RICHARD, André. A crítica de arte. São Paulo:
Martins Fontes, 1988.
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