FUNDAMENTOS
DA EDUCACAO INCLUSIVA
A educação inclusiva constitui um
paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos
humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores
indissociáveis, e que avança em relação à idéia de eqüidade
formal ao
contextualizar as circunstâncias históricas da produção da
exclusão
dentro e fora da escola (BRASIL, 2008, s.p).
Alguns documentos: Declaração de Salamanca (BRASIL, 1994); Lei de
Diretrizes e Bases da Educação (Lei
nº. 9.394 de 20/12/96), artigos 58, 59, 60, Capítulo V; A
Resolução
CNE / CEB no. 02/2001 de 11/09/2001, que instituiu as Diretrizes
Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica; Lei da
Acessibilidade (BRASIL, 2000; 2004); Política Nacional de Educação
. Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2007),
dentre outros.
A escola é o espaço de inclusão, porém, “os professores tem que
ser capacitados para tal função”. Esta é uma afirmação básica
dos docentes da area. A educação inclusiva estabelecer um novo
olhar
sobre as diferenças das pessoas com necessidades educacionais
especiais.
No
Brasil,
a
educação
inclusiva
vem
se
fortalecendo
desde
a
da
década
de
1990
. Porém o modelo de educação inclusiva de
um
município ou Estado pode não servir para outro. Ou seja, existe
muitas disparidades. A implementação da educação inclusiva
não significa a eliminação dos serviços existentes.
É muito relativo o conceito de educação inclusiva. Muitas pessoas
a relaciona a algum tipo de deficiência, o que não é verdade.
Inclusiva, o próprio nome já diz, incluir. Isto funciona muito bem
na educação publica: todos na escola independente de cor, raça,
religião, situação financeira, etc. O conceito de inclusão é
propiciar a ampliação do acesso dos alunos às classes comuns para
que todas as crianças aprendam juntas, afirmam os professores.
As
redes
de
ensino
(pública ou privada) deve procurar ampliar as opções de serviços
de educação inclusiva. Porém isso envolve investimento. Para
Mendes (2002) “ainda é preciso construir
um modelo de educação inclusiva que respeite nossas bases
históricas, legais, filosóficas e políticas” (p. 71).
A educação inclusiva no Brasil depende da reorganização dos
serviços e da formação dos professores. É um processo em
construção e inclusão social.
Referências Bibliográficas
Martins, M. A. (1996). Pré-História da Aprendizagem da Leitura.
Lisboa: ISPA
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial.
Política nacional de
educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília:
MEC/SEESP, 2007.
Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf>.
Acesso em:
11 jan. 2011.
MRECH, L. M. Educação inclusiva: realidade ou utopia? São Paulo:
Trabalho apresentado
no evento do LIDE, Seminário educação inclusiva: realidade ou
utopia? Faculdade
de Educação da Universidade de São Paulo, 1999. Disponível em:
<http://www.
educacaoonline.pro.br/art_ei_realidade_ou_utopia.asp>. Acesso em:
11 jan. 2011.
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