Linke Contextualização
Arte e educação
Diretrizes Curriculares de Arte e Artes para a Educação Básica
Arte e literatura
Arte
Pintura Moderna na sala de aula
Arte moderna
Modernidade
Pintura_no_Brasil
Estudo
/Brazilian_
Contextualizaçao
O tema Pintura Moderna na sla de aula - Ensino Médio.
Cada época, cada escola revela para as pessoas do presente como os seus antepassados viviam, o que eles comiam, como se trajavam e como eram suas tradições.
Esse trabalho buscará um pouco da historia da pintura moderna, desde os seus primórdios, ressaltando o principal de cada época ate chegar os nossos dias. E como essa pintura é ensinada dentro da sala de aula, como os professores estão sendo preparados para ensiná-la.
Buscando nortear a práxis do Ensino da pintura moderna, no Ensino Médio e, considera-se de suma importância a vivência para o enriquecimento cultural do aluno, bem como a sua trajetória teórica, delineados por incursões na História da Arte contextualizada
Na Verdade, o modernismo foi um movimento literário e artístico do início do séc. XX, cujo objetivo era o rompimento com o tradicionalismo (parnasianismo, simbolismo e a arte acadêmica), a libertação estética, a experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do país. Apesar da força do movimento literário modernista a base deste movimento se encontra nas artes plásticas, com destaque para a pintura (Moderna).
Objetivos.
Esse trabalho terá como objetivo esclarecer como a história da Pintura moderna esta ligada ao nosso convívio diário. Espero alcançar objetivos de modo satisfatório, que as pessoas entendam o que é arte, como ela deve ser estuda e o porquê de estudá-la.
Justificativa.
Este projeto irá desenvolver uma pesquisa sobre pintura moderna no Ensino Médio, associandom prática e teoria.
Metodologia.
Primeira etapa: Uma entrevista com o coordenador(a) de uma escola
pública, municipal ou estadual de Educação Básica. A escola sele-
cionada deve ter Ensino Medio.
Será Utilizado um roteiro para a realização da entrevista:
1) Quantos alunos de ensino médio a escola têm?
2) Você, enquanto coordenador(a) da escola, realizou algum curso ou tem recebido alguma formação específica
03) Como foram esses cursos e/ou formação? Foram propostos pela rede pública ou você os procurou por iniciativa própria?
04) A rede estadual na qual você atua como coordenador(a) conta com um setor responsável pela formação dos gestores?
05) Esse setor tem promovido apoio e garantindo recursos humanos, materiais e financeiros que viabilizem o atendimento de qualidade aos alunos da educação básica como prevê a legislação?
06) A escola tem implementado flexibilizações e adaptações curriculares que considerem o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos, metodologias de
ensino e recursos didáticos diferenciado tendo em vista que os alunos do ensino médio, principalmente os do noturno, trabalham?
07) Como os alunos do ensino médio têm sido avaliados?
08) Em sua opinião, o que precisa ser melhorado na sua escola?
E, para finalizar será elaborado um relatório com as conclusões da análise.
Cronograma
Agosto - datas - quando?
Até 30 de agosto de 2012 | De acordo com o que for pedido | Nada marcado | Nada marcado |
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Unidade 3 | 04:00 | A distância | Fórum | Interatividade | 0,75 |
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TCC | Atividade | 0,50 |
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Referências Bibliográficas.
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BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1994.
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DUARTE JÚNIOR, João Francisco. Fundamentos estéticos da educação. Campinas: Papirus, 1988.
FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria F. de Rezende e. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1993.
FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e; FERRAZ, Maria Heloísa Correa de Toledo. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1992.
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MARTINS, Mirian Celeste e outros. Didática no Ensino de Arte: Língua do Mundo –Poetizar,
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PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Arte e Artes para a
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RICHARD, André. A crítica de arte. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
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