domenica 29 aprile 2012

O belo


Acadêmico: Benedito M. Fagundes

No período medieval, a beleza era fruto do divino. Refletia o teocentrismo, podava atuação humana, elevava a vida espiritual, etc., as obras feitas pelos homens são consideradas imitações da realidade criada por Deus.

Estética



Aluno: Benedito M. Fagundes
Estética no Renascimento
 

A arte nasce da razão, espiritualidade e intelectualidade, que são vertentes do conhecimento humano. No renascimento o artista se torna erudito. sua arte é  fonte de inspiração natural. A figura 1 e 2 mostra bem isso.  Torso Beveldereséculo I a.C., Museu do Vaticano, Roma, Itália. Em comparação com "São Bartolomeu” Juízo Universal (1533-1541), Capela Sistina, Museu do Vaticano, Roma, Itália. Michelangelo Buonarroti (1475-1564). Em ambas é exibido um nu artístico. O artistia moderno é aquele que tem um proposito. Outro exemplo  é a Vênus de Botticelli, que é uma beleza neoplatônica.
Referências Bibliográficas
 <http://www.vaticanotours.com/giudizio-cappella-sistina.html>. Acesso em: 18 jan. 2010.
<http://www.panoramio.com/photo/23948871>.  Acesso em: 18 jan. 2010.
Portifolio

Estética no Renascimento


Aluno: Benedito M. Fagundes
 

A verdadeira arte é aquela  criada  para o nosso deleite estético.  Não possui qualquer utilidade. Entre as novas ideias estéticas que então: A difusão de concepções relativistas sobre a beleza. O belo deixa de ser visto como algo em si, para ser encarado como algo que varia de país para país, ou conforme o estatuto social dos indivíduos. Surge o conceito de "gosto"; Difusão de uma concepção misteriosa da beleza, ligada à simbologia das formas geométricas e aos números, inspirada no pitagorismo e neoplatonismo;  Difusão de uma interpretação normativa da estética aristotélica. Estabelecem regras e padrões fixos para a produção e a apreciação da arte.
O Renascimento é uma retomada a antiguidade clássica. Foi uma fase criativa e intelectual entre a filosofia medieval e moderna.  um retorno ao platonismo
Portifolio 

Estética


Aluno: Benedito M. Fagundes
 

Estética no Renascimento


No Renascimento  os artistas adquirem a dimensão de verdadeiros criadores. Os gênios têm o poder de criar obras únicas, inéditas. Desenvolvem concepções elitistas da obra  de arte. A verdadeira arte é aquela  criada  para o nosso deleite estético. 
Poritfolio

Linnha do tempo


 Aluno:
 Época
 Benedito
Estilo
 M.
Localização
 Fagundes
Civilização
13.000 a.C
Arte Rupestre
Serra da Capivara no Piauí
Pré-histórica
11.000 a.C
Arte Rupestre
Pedra Pintada na Paraíba
Pré-histórica
2.000 a 10.000 a.C
Pinturas com padrões geométricos em Paredes de cavernas
Vale do Peruaçu em Minas Gerais
Pré-Histórica
2.000 a 10.000 a.C
Pinturas de animais descobertas em grutas calcárias
Vale do Rio das Velhas, em Lagoa Santa, Minas Gerais
Pré-Histórica

3200 a.C
Cerâmicas
Costa Maranhense
Tradição Mina
5000 a.C. e 1.100 a.C Cerâmicas marajoara: vasos antropomorfos e zoomorfos. Estatuetas de terracota, com representações femininas e de animais, e os objetos de pedra, como os muiraquitãs.
Ilha de Marajó e da bacia do rio Tapajós, na região Amazônica
Civilizações amazônicas de antes do descobrimento
880 a.C
Cerâmica técnicas decorativas, que vão da pintura, incisão e excisão até o escovamento, corrugação, ungulação, etc.
Litoral Baiano
Tradição Periperi
Até 1500 d.C
a arte plumária indígena e a pintura corporal atingem grande complexidade em termos de cor e desenho, utilizando penas e pigmentos vegetais como matéria-prima. Por fim, destaca-se a confecção de adornos peitorais, labiais e auriculares.
Em todo o território brasileiro
Comunidades indígenas pré-cabralina
1500 a 1600 d.C As obras de arte que chegavam ao continente restringiam-se à arte Sacra Renascentista trazida pelos sacerdotes Áreas de colonização situadas no litoral e missões Jesuíticas Produzidas na Europa pela civilização branca e índios catequizados anônimos.
1.600 d.C
Pintura, escultura e arquitetura barroca
Nordeste, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro
Aleijadinho na escultura e Mestre Ataíde na pintura.
A arquitetura teve influência dos missinários católicos que seguiam modelos europeus.

Manifestações Artísticas brasileiras



Aluno:Benedito M. Fagundes
 


Manifestações Artísticas brasileiras
A arte brasileira, em qualquer tempo, é representação de diferentes sentimentos e expressões que a realidade imprimiu nos artistas (poetas, pintores, atores, escultores. Etc.) que as executaram, independente de seu tempo.
A pesquisa da história da arte, no Brasil, antes e depois do descobrimento, não não é algo fácil. Ou seja, ainda não são suficientes para esclarecer de fato a origem e as causas das representações artísticas mais antigas.
As pesquisas arquelógicas referentes a arte rupestre constata que existentem nas cavernas do território brasileiro. Só foram catalogadas e consideradas como patrimônio histórico recentemente, ou seja no século XXI, o que torna a pré-história brasileira de registro recente na história do Brasil.
Até bem recetemente a história do Brasil era conhecida somente a aprtir de 1500, quando Cabral, em nome do rei de Portugal, tomou posse das novas terras descobertas. A arte e a história dos povos primitivos que habitavam o Brasil antes do descobrimento não era considerada. Eles não tinham registros escritos, ous- seja, esses povos não possuíam uma escrita convencional ao sistema europeu. Portanto, não foram reconhecidos como uma civilização (do ponto de vista dos civilizados, europeus), eram apenas selvagens.
No entanto, compreende-se que a arte encontrada em pesquisas arquelógicas pode contar a história do Brasil antes da destruição das civilizações nativas pelos brancos que se apossaram das terras brasileiras.
Por tudo isso, compreende-se que a arte é uma das maneiras mais eficazes de se contar a história e por isso é de fundamental importância na construção de conhecimentos pela sociedade contemporânea.
A arte é parte da vida um povo, (nação, cultura, etc.) servi para a edificação de monumentos, tais como templos, casas, esculturas, etc. Sem o artista nenhuma manifestação artistica existiria no mundo. Ou seja, nenhum tipo de arte. Apesar da arte ser milenar, somente na Idade Moderna surgiram os primeiros museus e a definição de arte utilizada na atualidade, de que a arte é deleite e realizada para apreciação.


REFERÊNCIAS

BARBOSA, Ana Mae (org). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2003.

GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro:LTC, 2006.
 




HISTORIA DA ARTE: DA PRE-HISTORIA AO BARROCO

Referências Bibliográficas




Aluno:Benedito M. Fagundes
 

Referências Bibliográficas
<http://www.panoramio.com/photo/23948871> .  Acesso em: 28 de abril 2012.