O ensino de filosofia no ensino médio(ENSIC)
“Um
professor de filosofia é aquele que, acima de tudo, consegue
construir um espaço de problematização compartilhado com seus
alunos.” (Cerletti, 2003, p. 62).
Considerada indispensável ao
currículo do Ensino Médio, a Filosofia foi aprovadas, em julho de
2006, pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de
Educação (CNE), como disciplina obrigatória no currículo do
Ensino Médio.
A Filosofia é bastante
questionada enquanto disciplina da educação básica. Portanto, é
necessário ter em mente, a importância, de fazer com que os alunos
não fiquem presos aos livros didáticos. Reconhecemos, sim, a
importância do material didático. Mas filosofia não é ocupação,
é ócio, é tempo livre para pensar, questionar, refletir, criticar,
etc. Com isso estaremos formando cidadãos críticos e capacitados
para enfrentar as diversas situações que poderão surgir
futuramente.
O ensino de
filosofia na escola deve ser produção filosófica como o fazem os
filósofos, ou seja, não existe filosofia sem filosofo. Portanto o
professor de filosofia deve ser filósofo. E por quê? Pois a
resposta vem com exemplos: O professor de biologia deve ser biólogo;
O de matemática deve ser matemático; etc. Existem muitos
profissionais fazendo bico na educação, o que desqualifica a
disciplina. Especificando melhor, na educação publica o professor
dá aula de qualquer coisa. E depois querem colocar a culpa na
filosofia. Muitos alunos terminam a educação básica sem saber
escrever, o que deveria aprender nos primeiros dias de aula. É o
descaso, falta de interesse com a educação. Os burocratas só
querem achar um culpado, ou culpada, o professor, a filosofia, etc.
A
filosofia, essa mesma que queremos ensinar na escola hoje, sempre
esteve presente na nossa história. No entanto, não a praticamos no
nosso cotidiano. “Ensinar filosofia é antes de mais nada ensinar
uma atitude em face da realidade, diante das coisas, e o professor de
filosofia tem que ser, a todo momento, conivente com esta maneira de
orientar o pensamento.” (Cerletti, 2003, p. 62)
Interatividade com o
curso de artes:
A importância está na riqueza
e interatividade que a arte tem com com outras disciplinas inclusive
com a filosofia. Seria importante todos os alunos participassem dessa
oficina no ENCIC.
A
filosofia é a arte de criar e inventar conceitos. É imensa a
relação entre estas duas disciplinas. Estão relacionadas desde a
antiguidade. É uma
experiência significativa para professores e estudantes. Reuni
dimensões humanas diversas, tais como, racionalidade, empirismo,
etc. Não devemos ficar apenas em nossa área de conhecimento. É
bom conhecer outros corsos. A interatividade é algo excelente para
professores da Educação Básica, que é o que seremos futuramente.
A
experiência proporcionada pela interação arte e filosofia no
ENCIC deve ser considerada por todos os estudantes de graduação.
Pois amplia o nosso conhecimento e entendimento de mundo de forma
universal enriquecendo nossa formação acadêmica, o que é muito
importante para os docentes. Interagir com estas duas disciplinas, é
fundamental para uma formação solida de nossa identidade. O
contato com a filosofia, ou seja, uma interatividade da arte com
outra disciplina, amplia nossa visão do mundo.
Referências bibliográficas
GALLO, S.; KOHAN, W. Filosofia no ensino médio.
Petrópolis: Vozes,
2000.
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