mercoledì 5 settembre 2012

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Contextualização

Pintura Moderna na sala de aula - Ensino Médio.


Cada época, cada escola  revela para as pessoas do presente como os seus antepassados viviam, o que eles comiam, como se trajavam e como eram suas tradições.
Esse trabalho buscará um pouco da historia da pintura moderna,  desde os seus primórdios, ressaltando o principal de cada época ate chegar os nossos dias. E como essa pintura é ensinada dentro da sala de aula, como os professores estão sendo preparados para ensiná-la.
Buscando nortear a práxis do Ensino da pintura moderna, no  Ensino Médio e, considera-se de suma importância a vivência  para o enriquecimento cultural do aluno, bem como a sua trajetória teórica, delineados por incursões na História da Arte contextualizada
Na Verdade, o  modernismo foi um movimento literário e artístico do início do séc. XX, cujo objetivo era o rompimento com o tradicionalismo (parnasianismo, simbolismo e a arte acadêmica), a libertação estética, a experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do país. Apesar da força do movimento literário modernista a base deste movimento se encontra nas artes plásticas, com destaque para a pintura (Moderna).
A palavra Arte tem recebido no decorrer de sua história, inúmeros conceitos de vários estudiosos e de diferentes épocas. Tomamos como base, para os conceitos aqui relatados, dois estudiosos: Nicola Abbagnano, filósofo, e Marcya Vasconcellos educadora.
Em seu significado mais geral, “arte significa filosoficamente, todo conjunto de regras capazes de dirigir uma atividade humana qualquer” (ABBAGNANO, 2000, p. 81)
Conforme nos expõe o filósofo Abbagnano ( 2000) contextualizando, desde Platão aos dias atuais a definição de arte é o objeto de construção, isto é, todo o processo, cercado da razão, na produção de qualquer coisa, distinguindo-se da natureza.
A arte é uma expressão da cultura estando presente na educação desde as mais primitivas civilizações até os dias atuais. Na educação em arte na escola o que tem mudado é a concepção pedagógica de aprendizagem influenciada pelas transformações da sociedade.
“O fato é, que, qualquer que seja o significado do que se lhe atribua, a arte existe desde o momento em que surge a necessidade de o homem se expressar sobre alguma coisa.” (VASCONCELLOS, 2006, p.42).
O professor(a) tem papel significativo ao fazer, interpretar e refletir sobre arte, sabendo contextualizá-la como produção social e histórica.
Arte para a escola é uma disciplina com origem, história, questões, metodologias que podem ser ensinadas e aprendidas. Para Vasconcellos (2006, p. 42) “é preciso estar engajado em um processo de formação de conceitos do quais estes são abstraídos ou criados, ou seja, transformados em realizações formais.”
O texto de Vasconcellos, permiti ampliar meus conhecimentos sobre a arte, sua história e função na educação. É importante termos este conhecimento e visão da arte para educar dentro de uma prática pedagógica histórico cultural, transformadora e reflexiva.
A vida cultural deve passar pela escola por meio de visita a feiras, apresentações de dança, teatro e música estabelecendo a comunicação permanente entre o que se estuda e a cultura em produção.
As Artes podem contribuir para desenvolver criticidade, sensibilidade e criatividade, durante o processo de aprendizagem da criança, desde a mais tenra idade.

Objetivos.
Esse trabalho terá como objetivo esclarecer como a história da Pintura moderna esta ligada ao nosso convívio diário. Espero alcançar objetivos de modo satisfatório, que as pessoas entendam o que é arte, como ela deve ser estuda e o porquê de estudá-la.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
. Conscientizar à integração dos alunos nas atividades sobre artes
. Promover a socialização entre a família e a escola
. Contribuir com a auto-estima e a valorização individual
. Envolver pais e sociedade nas atividades desempenhadas na escola
. Auxiliar a escola no combate à evasão escolar
. Propiciar aos alunos momentos de socialização buscando a redução da violência escolar.


Justificativa.
Este projeto irá desenvolver uma pesquisa sobre pintura moderna no Ensino Médio, associandom prática e teoria.
Buscará um pouco da historia da pintura moderna,  desde os seus primórdios, ressaltando o principal de cada época ate chegar os nossos dias. E como essa pintura é ensinada dentro da sala de aula, como os professores estão sendo preparados para ensiná-la.




Metodologia.
Primeira etapa: Pesquisa
Segunda etapa: Uma entrevista com o coordenador(a) de uma escola pública, municipal ou estadual de Educação Básica. A escola selecionada deve ter Ensino Medio.
Será Utilizado um roteiro para a realização da entrevista:
1)Quantos alunos de ensino médio a escola têm?
2) Você, enquanto coordenador(a) da escola, realizou algum curso ou tem recebido alguma formação específica
03) Como foram esses cursos e/ou formação? Foram propostos pela rede pública ou você os procurou por iniciativa própria?
04) A rede estadual na qual você atua como coordenador(a) conta com um setor responsável pela formação dos gestores?
05) Esse setor tem promovido apoio e garantindo recursos humanos, materiais e financeiros que viabilizem o atendimento de qualidade aos alunos da educação básica como prevê a legislação?
06)A escola tem implementado flexibilizações e adaptações curriculares que considerem o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos, metodologias de
ensino e recursos didáticos diferenciado tendo em vista que os alunos do ensino médio, principalmente os do noturno, trabalham?
07) Como os alunos do ensino médio têm sido avaliados?
08)Em sua opinião, o que precisa ser melhorado na sua escola?
E, para finalizar será elaborado um relatório com as conclusões da análise.
Terceira etapa: Elaboração do trabalho


Cronograma
Agosto - datas - quando?


Até 30 de agosto de 2012
Até 09 de setembro de 2012
Até 16 de setembro de 2012
Nada marcado
Contextualização
Justificativa, objetivos e metodologias Cronograma e referencia bibliográficas









Referências Bibliográficas.


ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1994.
DASILVA, Orlando. Guido Viaro, alma e corpo do desenho. Curitiba: Secretaria de Estado
da Cultura, 1997.


DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO SALVAT. Rio de Janeiro: Salvat Editores S.A., 1955.
DUARTE JÚNIOR, João Francisco. Fundamentos estéticos da educação. Campinas: Papirus, 1988.
FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria F. de Rezende e. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1993.
FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e; FERRAZ, Maria Heloísa Correa de Toledo. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1992.
HISTÓRIA DA ARTE. Barcelona: Salvat Editores, S.A., 1978.
MARTINS, Mirian Celeste e outros. Didática no Ensino de Arte: Língua do Mundo –Poetizar,
Fruir e Conhecer Arte. São Paulo: FID, 1998.


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Educação artística: leis e pareceres.
Brasília: 1982.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Arte e Artes para a
Educação Básica, 2006 Disponível em <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br > Acesso em: fev. 2012.


RICHARD, André. A crítica de arte. São Paulo: Martins Fontes, 1988.



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