giovedì 22 agosto 2013

Tcc - segundo



A pintura refere-se a uma técnica de aplicação de pigmento líquido aplicado em uma superfície. A finalidade é colorir. É atribuindo texturas e tons a nova obra do artista que vai ganhando forma.
A pintura é a arte de pintar uma superfície. Pode ser um papel, uma tela, ou até mesmo uma parede. Nesta ultima a tinta é trabalhada em um muro, em uma parede, etc. A base do pigmento pode ser o óleo (tinta a oleo/pintura a oleo). Este tipo de material é considerado um dos suportes artísticos tradicionais mais importantes. As obras de arte dos pintores mais famosos, tais como Mona Lisa, a santa ceia, Escola de Atena, etc., são pinturas a óleo

As diferencias entre pintura e desenho, está no uso dos pigmentos líquidos e e o emprego constante da cor para a primeira, e o segundo se utiliza de materiais secos.


Porém, essa definição de pintura e desenho podem ser questionadas. Verdadeiramente, com o uso das novas tecnologia digital, a pintura está mais independente, ou seja, não precisa se limitar apenas ao efeito de pigmentos ou de outras tintas líquida.
 
No terceiro milênio, ou seja, nos dias atuais, o conceito de pintura é ampliado para uma apresentação visual valendo-se principalmente do uso das cores. Porém, a definição tradicional de pintura é muito importante para preservar o patrimônio e a memória artística. Portanto, não deve ser ignorada. 

Como já é do conhecimento de todos, na pintura o elemento imprescindível é a cor. A semelhança entre as massas coloridas aplicadas em uma obra serve de embasamento para sua estrutura básica, encaminhando a observação do observador e proporcionando sensações de frio calor, aprofundamento, mistério, etc. Relações estas que estão presentes em quase todas as obras de arte em toda história. E sua caracterização foi uma expressão dos pintores abstratos. Muitos artistas consideram a cor como a base da imagem.

2.2. História da Pintura


A pintura constantemente seguiu os passos da humanidade. Ainda que, no decorrer de muitos períodos, o grego clássico, por exemplo, não tenha se avançado na mesma intensidade que outras vertentes da arte, tais como a escultura, a arquitetura, etc. Já para os povos medievais e também do Renascimento, até os dias atuais, a Pintura foi uma das principais formas de representação.


2.2.1. Pintura figurativa e abstrata


O que se chama de pintura figurativa é quando o artista decide pintar um quadro pensando em uma realidade qualquer. Pode ser uma paisagem natural, um quadro de família, uma cena mitológica ou cotidiana, uma natureza morta, etc. Neste caso a pintura é basicamente a interpretação pictórica de um assunto, ou seja de um tema. Porém, a pintura livre de todo os obstáculos, desperta-se como um aglomerado de cores e um composto de luzes.
Um dos grandes nome da pintura é Paul Cézanne, pintor pós-impressionista francês que viveu até o inicio do século XX. Os artistas desta época começaram a perceber a possibilidade de lidar com coisas que não eram essencialmente as externas, o seja, foi percebido a possibilidade de diálogo com particularidades dos fundamentos próprios da pintura, tais como luz, cor, etc.
Como se vê, a abstração é construída, através de uma realidade concreta. Entretanto, a existência é artificial. Esta presente na abordagem construtivistas e outros movimentos a fim. Já os expressionistas não construíam uma realidade, encontravam-se nela. Veja-se que a pintura abstrata é oposta à primeira, ou seja, aquela procura uma certa racionalidade. O lhe interessa é apenas a estética do do trabalho do artista. Esta é desordenada, ou seja, expressa as sensações do artista na pintura.

      1. GÊNEROS
        2.2.3.1. Natureza morta

Natureza-morta são frutas, flores, livros, taças de vidro, garrafas, jarras de metal, porcelanas, dentre outros objetos. É um gênero pertencente a pintura e a fotografia. Representa os seres inorgânicos, ou seja, seres sem consciência.

Natureza-morta é um estilo que começou na Holanda do século XVII, nos catálogos de obras de arte. Surgiu com o nome de natureza imóvel e só em meados do século XVIII recebeu o nome atual.

    2.2.3.1. Retrato e auto-retrato
Antes da existência das maquinas um retrato era necessariamente uma pintura. Um auto-retrato era a pitura de si mesmo, ou seja, o próprio pintor se auto pintava (pintava seu próprio retrato). Com o advento da fotografia este conceito ficou mais amplo. Hoje o artista se auto fotografa. Podem existir outras representações artísticas de pessoas. A Gioconda de Leonardo da Vinci, é um dos exemplos mais famosos de um retrato.
 

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