lunedì 19 marzo 2012

INICIACAO A PESQUISA CIENTIFICA - Artigo

Aluno: Benedito M. Fagundes







A ARTE NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO



A arte na educação tem um objetivo maior que a formação de profissionais dedicados a esta área de conhecimento. As escolas buscam oferecer condições para que os alunos compreendam o plano da expressão e significado na interação com a Arte. O ensino artístico permite a inserção social dos indivíduos de maneira mais ampla.

No Brasil, a LDB nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), estabeleceu em seu artigo 26, parágrafo 2º que: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos; A arte é um patrimônio cultural da humanidade, e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber.”

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais,

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana:o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas,pela natureza e nas diferentes culturas.(PCN- Arte-1997)



A Semana de Arte Moderna (1922) é a responsável pela primeira renovação metodológica no campo da Arte no Brasil. A atividade artística infantil também passam a ser valorizadas. Esta ultima se fundamenta a partir das teorias expressionistas e pelos escritos Freudianos.

A arte ajuda a expressar sentimentos e emoções. Não é ensinada, é expressada. Apesar de não ser divulgada, a arte no Brasil sempre existiu. Todos os povos têm suas manifestações artísticas, aqui, em nosso país não foi diferente. A manifestação artística dos povos primitivos era expressada na maneira de viver de cada indivíduo: costumes, hábitos, pensamentos, etc.

A arte pode ser vista como um meio de representação da realidade. É uma construção social. Pode ser interpretada como uma percepção de nós mesmos no mundo. É um meio de representação da realidade, uma construção social, percepção de nós mesmos no mundo. Possibilitando, desta forma, que assumamos modelos de identidade e comportamento.

Justificativa

A busca por informações é uma característica própria da natureza humana. Com o passar dos anos, o trabalho de buscar o conhecimento artístico através da informação vem sofrendo evoluções constantes. A arte na Internet surge como um novo advento da pós modernidade, que trouxe uma grande facilidade para o meio artístico, jamais vista antes . Essa nova ferramenta está sendo cada vez mais difundida e popularizada. A finalidade é compartilhar às obras de arte. Com isso tem crescido a preocupação em controlar a inserção e distribuição de conteúdos na rede.

Referências bibliográficas

  • AGIRRE, Imanol. "Teorías y Prácticas en Educación Artística." Pamplona: Universidad Pública de Navarra, 2000

  • BARBOSA, Ana Mae. "Teoria e prática da Educação Artística." São Paulo: Editora Cultrix, 1975

  • DEWEY, John. "Art as experience." New York: Perigee Books, 1980 (1a edição 1934)

  • EISNER, Elliot. "The Arts and the creation of mind." New Haven: Yale University Press, 2002.

  • HERNANDEZ, Fernando & VENTURA, M. "A organização do currículo por projetos de trabalho." Porto Alegre: Artmed, 1998.

  • IAVELBERG, Rosa. "Para gostar de aprender Arte: sala de aula e formação de professores." Porto Alegre: Artmed, 2003.

  • MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa: GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do Ensino de Arte - A língua do mundo. Poetizar fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

  • OSINSKI, Dulce Regina Baggio. Arte, história e ensino: uma trajetória. São Paulo, Cortez, 2001. (Coleção questões da nossa época; v. 79).

  • PERKINS, David and LEONDAR, Barbara. "The Arts and the Cognition." Baltimore and London: The John Hopkins University Press, 1977

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  • RÄSÄNEM, Marjo. "Building Bridges." Helsinki: University of Art and Design, 1998.

  • ZABALA, Antoni. "A prática educativa: como ensinar." Porto Alegre: Artmed, 1998.









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