lunedì 13 febbraio 2012

FUNDAMENTOS HISTORICOS E FILOSOFICOS DA EDUCACAO


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Aluno: Benedito M. Fagundes


FUNDAMENTOS HISTORICOS E FILOSOFICOS DA EDUCACão


A educação brasileira é subjetiva e social. O indivíduo desenvolve as capacidades exigidas pela sociedade

. Na história da educação os gregos foram melhores que os egípcios. O homem é protagonista do processo histórico. Na antiguidade não tínhamos uma pedagogia desenvolvida. O conhecimento era transmitido de forma oral somente para as classes dominantes, o interesse era político. O que está em questão é a cidadania.

Na linha da história os sofistas foram considerados os primeiros professores. Foram eles que idealizaram a democracia na Grécia. A intenção era responder aos novos desafios do, homem livre. Ensinavam a arte do bem falar. É o conhecimento que conduz o homem a felicidade.

A educação a partir de Sócrates a educação passa a ter uma conotação espiritual. A virtude abita na alma. O filosofo introduziu um novo modelo de educação baseado na dinâmica do mestre e discípulo. O principal exemplo está nos clássicos da filosofia: Sócrates, Platão e Aristóteles. O método é dialético.

Platão idealizou uma sociedade perfeita, a cidade ideal. A educação era direcionada a cada classe social. Os filósofos por serem mais inteligentes deveriam governar. Eram considerados os melhores em inteligência e conduta ética. Os mais fortes deveriam ser os guardiões e os menos robustos cuidavam da lavora.

Mais tarde tivemos um a uma educação no Helenismo, sendo Alexandre o grande o principal personagem. O homem se torna cosmopolita, ou seja, não participa mais das decisões politicas da polis grega. Agora é cidadão do mundo. Quanto mais globalizada é uma sociedade menos autentica ela fica.

No império romano a educação outro rumo. Está voltada para os interesses do estado.

Pgs 09 ou 23

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