lunedì 20 febbraio 2012

Psicologia - Pratica


contador


Aluno: Benedito M. Fagundes

Psicologia da educação

A obaservação foi feita no C.E Lucy Requião e o professor observado foi o Bento que leciona filosofia.

1) O que você, como professor, faz para obter um comportamento esperado dos seus alunos? O que você faz para controlar e condicionar o comportamento deles?

R: Ocupação. O metodo é bastante simples e aprendi com as pedagogas. Alunos ocupados não dão problemas.

2) Quais comportamentos os alunos têm de maneira incondicionada, ou seja, de maneira involuntária, sem que você os tivesse ensinado?

R: Senso Comum. Os alunos levam para escola aquilo que eles aprede no dia-a-dia em casa e na rua.

3) No que diz respeito aos conceitos que os alunos aprendem, quais deles você ensinou e eles conseguiram generalizar para outras situações diferentes do estímulo inicial básico? Por exemplo: você ensinou algo e eles conseguiram transpor isso para outra situação?

R: De tudo que ensinamos, os alunos absorve muito pouco. Os conteúdos estão aí a disposição, livros, internet, etc. Eles aprendem o que querem. Portanto, se o que o professor falar for do interesse a assimilação é imediata. Acho que elesgostam mais de coisas pratica. A minha matéria é muito teorica. os alunos acham filosofia muito dificil.

4) Em que outro conceito você gostaria que houvesse essa mesma transposição, mas eles só conseguem manter na presença de um único estímulo?

R: Os alunos são lentos. A cabeça deles não é de acadêmicos, ou seja, temos que ir de vagar. Temos que trabalhar muito para conseguir algum resultado.

5) O que você faz para extinguir algum comportamento indesejável dos seus alunos?

R: Chamo atenção. Se não resolver encaminho para a equipe pedagogica. Se o caso for muito grave é acionado a patrulha escolar e o
conselho tutelar.

6) O que você faz para obter um comportamento dos seus alunos que opere sobre o ambiente, ou seja, que traga alguma consequência?

R: Faço a minha parte.

7) O que você faz para que esse comportamento desejável se mantenha e aumente sua probabilidade de ocorrência? Ou seja, o que você faz para reforçar positivamente o comportamento de seus alunos?

R: Manter os alunos ocupados é uma boa opção para se obter comportamentos desejáveis. Temos muito a ensinar.

8) O que você retira de indesejável de seus alunos para que eles aumentem um determinado comportamento que é desejável pra você? Ou seja, como reforçar negativamente um comportamento?

R: Separar os alunos. Os comportamentos indesejáveis geralmente está em grupos. Para resolver o problema é só indetificar e separar.

Análise da observação e das respostas obtidas

Na observação não foi percedbido nada de anormal. O professor entrrou na sala e fez seu trabalho sem nenhuma alteração. Os alunos mudam de comportamento com a presença de estranhos na sala de aula. Existe uma grande diferença entre teoria e pratica. Em sala o professor se utiliza bastante do senso comum, ou seja, a linguagem é bem popular. O Behaviorismo não aparece claramente em nenhuma fala do professor. A maio preocupação está em manter o aluno ocupado. Desta forma se tem menos problemas em sala.

Behaviorismo

Como já citado acima na pratica o professor não apresentou claramente nenhma teoria Behaviorista. O que predominou foi o senso comum. A maior preocupação estava no controle da sala e na ocupação dos alunos, o que não deixa de ser uma uma maneira de aplicar a teoria.

O Behaviorismo é um temo inglês que designa comportamento, conduta, etc. ou seja, é comportamentalismo. Se trata de um conjunto das teorias psicológicas que determina o comportamento como objeto de estudo da Psicologia. Respostas e estímulos são as caracteristica principais deste método. Desta forma o professor aplicou sua psicologia em sala de aula, ou seja, a turma foi bem controlada.

Existe várias maneira de se aplicar uma teoria. Agir naturalmente é uma delas. O professor demostrou está extremamente calmo. Isto passa uma certa confiança para os aluno. Porém, não quer dizer que todos aprendem. Cada aluno tem o seu ritimo e tem que ser respeitado. A principal crítica a esse método se dá pelo fato de não ser de aprendizagem e sim de controle.

O sentido de "Behaviorismo" foi sendo modificado com o decorrer do tempo e hoje já não se entende o comportamento como uma ação isolada do sujeito, mas uma interação entre o ambiente e o sujeito . Ou seja, o "Behaviorismo" se dedica ao estudo das interações entre o sujeito e o ambiente.

E acordo com os estudos sobre o tema percebe-se que o Behaviorismo surgiu em oposição ao mentalismo e ao introspeccionismo. No final do século passado a ciência começou a dar ênfase na obtenção de dados. Esta influência se fez sentir na Psicologia, no começo deste século, com a proposta behaviorista feita por Watson em 1924.

A contribuição do Behaviorismo vem de sua própria crítica. Porém, começa perder influência na décad a de 50. Sua finalidade era compreeder o ser Humano a partir de seu comportamento.
Entende-se que pela observação e experimentação é possível desenvolver um conjunto de princípios que explica o comportamento humano. O objeto da Psicologia a partir do behaviorismo passa a ser uma ciência do comportamento humano. É dada uma importância maior aos fatores ambientais e a hereditariedade. Ou seja, o homem é produto do ambiente.


a






Nessun commento:

Posta un commento