martedì 19 marzo 2013

A NAÚSEA - JEAN PAUL SARTRE

Aluno: Benedito M. Fagundes



A NAÚSEA - JEAN PAUL SARTRE


Como se fosse um diário esta história trata da falta de sentido das relações entre as pessoas. Conta a história de Antoine Roquetin um historiador que vive na França onde freqüenta a biblioteca a procura de material para escrever um livro sobre a biografia do marquês de Rollebon da Corte de Luiz XVI.
Antoine é um jovem de trinta anos, solitário, observador e introspectivo que logo no início de seu trabalho se desencanta e se sente desestimulado pela história da vida do marquês e pela sociedade da cidade da França Bouville. Até que ele começa sentir uma estranha sensação de aversão ao ser humano e sua condição existencial e muitos dos seus pensamentos são indigestos por se tratarem de temas sencíveis da sociedade moderna se sente medíocre e acredita que sua liberdade física e mental é inútil.
A história aborda a existência humana e o seu sentido e Antonie vive uma eterna angústia e acredita que as ocupações que os seres humanos procuram na realidade são como artimanhas para disfarçar a angústia que todo o ser humano possue. Ele considera que não nenhuma razão para existir e mesmo assim comemos e bebemos para conservar nossa própria existência (p.142).
Antonie é um personagem que conturbado beira á loucura quando acredita que a existência humana é vazia sem sentido, ele acredita que pela falta de essência o ser humano se torna cada vez mais iludido e busca por vários mecanismos para que sua existência se torne mais suportável.
Ele faz uma analogia á alegoria da caverna, de Platão, o homem imagina-se conhecedor de todo o universo, enquanto na verdade busca conhecer minuciosamente cada parte (por menor que seja).Ao se deixar tocar pela música pode ocorrer uma certa mudança de sensações no seu humor e ela o ajuda a se lembrar do passado onde viveu muitas aventuras e então o tédio e a náusea acabam por aumentar e ele não sabe o que fazer de sua existência procurando existência para ela e no final ele acaba por encontrar Anny sua ex namorada que ele acreditava ainda gostar , porém depois de algumas horas juntos descobre que entre eles não mais nada e ele acaba por sair da cidade de Bouville e antes de sua partida ele resolve terminar suas reflexões usando seus conhecimentos e fala sobre a sua caverna sem jamais vislumbrar seu exterior e isso é mais um engano sadio para a manutenção da existência.
No livro Roquetin acredita que a consciência da existência, o sentir-se existir é algo horrível e acredita que a única forma de fugir de sua existência é fugir do pensamento como que do através dopensarque se a existência. Antoine Roquentin se relaciona com poucos personagens ao longo da história, um deles é o autodidata que trabalha na biblioteca que ele freqüenta do encontro dos dois ocorrem várias discussões de alta profundidade intelectual pois o autodidata possue uma orientação filosófica bastante diferente de Antonie que representa o humanismo que crê nas capacidades humanas diferenciadas .
No começo da história Antonie ouve a música de jazzsome of these daysapós ouvi-la ele entende que existência definitiva e as existências simplórias e marquês de Rollebon acaba por ser apenas uma fuga de sim mesmo.


COMENTÁRIO


A Náusea foi um dos mais importantes romances de jean Paul Sartre e podemos dizer que se trata de um livro filosófico onde a arte é usada como saída para expressar profundamente o existencialismo de um historiador solitário que vive através do sentido da existência e o quanto ela pode ser vazia e sem significado até que se mostra totalmente num estado melancólico e se diz nauseado com as respostas que obtém de suas observações.
É um livro que possibilita inúmeras interpretações , um livro denso e longo, onde o personagem principal vive em depressão e sem amigos e sem muito o que fazer se relaciona com a dona do café RendezVous dês Chemenots perto de onde mora ; porém ela tem vários amantes e ele é mais um deles. Incomodase de estar e acaba por reencontrar sua antiga namorada Anny que não a quatro anos. Ele passa todo o tempo da história na verdade por um descontrole emocional e depressivo..depressão que causa-lhe náusea , cosegue momentos de fuga apenas quando ouve a músicasome of these days”. “Ora, nenhum ser necessário pode explicar a existência: a contingência é uma ilusão, uma aparencia que se pode dissipar, é o absoluto, por conseguinte a gratuidade perfeita. Tudo é gratuito, este jardim, esta cidade, eu próprio”(p.165)
A náusea ocore quando nos apercebemos disso, sentimos o estomago embrulhar e tudo se põe a flutuar.a náusea é constitutivaa náusea não me abandonou e não creio que me abandone tão cedo; mas não estou submetido a ela, não me trata de uma doença, nem de um acesso passageiro : “a náusea sou eu” (p.159)


Interatividade com o curso de arte:
A importância está na riqueza e interatividade que a arte tem com outras disciplinas inclusive com um livro como este. Seria importante todos os professores terem acesso a esta obra maravilhosa.
A importância está na riqueza e interatividade da temática educacional. A experiencia proporcionada por interação amplia os nossos conhecimentos e entendimento academicos de forma universal enriquecendo nossa formação profissional.
O livro coloca-nos a par do pensamento de um grande filosofo do século XX. É muito importante termos a mente e o espírito abertos para podermos aprender com a história e,assim oferecermos aos alunos da rede pública um ensino de qualidade e integração no ambiente escolar.


6. Referências Bibliográficas:


www.portalsaofrancisco.com.br
http://vestibular.uol.com.br/ultnot/livrosresumos/ult2755u13.jhtm Consultado em 17de Dezewmbro de 2012, às 16:00.

Nessun commento:

Posta un commento