giovedì 21 marzo 2013

Sociologia da Educação 2



    EM QUE MEDIDA OS TRÊS FUNDADORES DO PENSAMENTO SOCIOLGICO: EMILE DURKHEIM, KARL MARX E MAX WEBER, REFLETIRAM O SISTEMA CAPITALISTA DE PRODUÇÃO INAUGURA UM NOVO




    1. EMILE DURKHEIM E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO
Educar é, antes de tudo, organizar a experiência dos indivíduos na vida cotidiana, desenvolver-lhes a personalidade e garantir-lhes a sobrevivência. As ações empreendidas com a finalidade de educar estão diretamente relacionadas às normas sociais vigentes e aos valores compartilhados pelos indivíduos, no contexto de determinadas sociedade, cultura e tempo histórico. Se as regras do mundo social já estão prontas quando nascemos, a vida que vivemos na relação com os outros nos convida a mudá-las, e nós as mudamos, mesmo que não percebamos ou que apenas as gerações seguintes sintam os efeitos de nossa intervenção. (RODRIGUES, Alberto Tosi )

A educação é vista, por Durkheim, como um fato social, cuja finalidade é de socializar os povos. Valores, condutas e normas são reivindicados pela sociedade vigente. Os indivíduos são frutos da sociedade. Este sociólogo usava como objeto de pesquisa, para estudar a sociedade, o que ele mesmo intitulava de fato social. Buscava soluções para os problemas que assolava a sociedade de seu tempo.

A sociedade, na compreensão deste sociólogo, é um conjunto de ideias. Alimentadas por nós mesmos como seres sociais. Somos resultado de um processo histórico-cultural. Como indivíduos temporais passamos, porém, a sociedade continua, ou seja, ela está acima de nós e exerce influências em nossas ações impondo regras.
Toda a maneira de agir, é suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter” (DURKHEIN, 1972, p.14 apud SILVA, PAULINI 2007, p. 33).


Durkheim Apresentou algumas características, tais como, coersão social, exterioridade, generalidade, etc. cuja finalidade é identificam um fato social. Na educação, o sociólogo salienta a importância da família, da escola, do professor e da sociedade na tarefa de educar os jovens para a sociedade levando em conta que estes têm que ter uma boa conduta moral. 
 

1.2. KARL MARX E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO


Karl Marx (1818 — 1883) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna. Atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político, jornalista etc.
A maior contribuição de Marx foi sobre o funcionamento da sociedade capitalista. O capital foi o seu único livro publicado em vida. Esta obra é uma análise sobre a produção de mercadorias em um globalizado.
Marx realizou uma importante caracterização do sistema capitalista no que se refere a evolução e transformação. O filósofo afirma que o capitalismo é um sistema sujeito a desaparecer no tempo. Tal como sucedera com o escravismo e o feudalismo e outros sistemas que um dia chegaram ao fim.
A previsão de Marx refer-se principalmente aos países capitalistas mais industrializados da Europa que era o mundo civilizado conhecido em seu tempo. O marxismo prosperou por muito tempo em Cuba, Rússia e na China.
 

1.3. MAX WEBER E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO


Max Weber fala de uma educação racional. Os indivíduos, neste modelo, são preparados para o exercício de suas funções no interior de uma sociedade. O educar constitui um instrumento para a domesticação social. É uma forma de pacificar o indivíduo, afirma o sociólogo. A formação do cidadão tem por finalidade a servidão social.
Para Weber a educação é uma ação social que tem que seguir um caminhos direcionado para os indivíduos considerados únicos na sociedade. A finalidade da formação é a liderança, diz o autor. Culturalmente o indivíduo passa exercer sua função dentro da sociedade que ele está inserido. A finalidade é cumprir determinada função em uma estrutura hierarquizada e burocrática da sociedade capitalista. Neste caso, a educação é técnicista.
Como se vê, a educação para Weber é institucional, racional, burocrático, etc. os estudantes priorizam a liberdade de construção do conhecimento, cujo funcionamento é uma espécie de treinamento. O papel do professor é de um treinador. A postura tem que ser de um vencedor. Esta proposta de conhecimento, ou seja, de educação é eminentemente neoliberal.




    1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARVALHO, Alonso Bezerra. SILVA, Wilton Carlos Lima. Sociologia e Educação. São Paulo.
2006; Editora Avercamp.

DURKHEIM, Êmile. Educação e Sociologia 10a ed. São Paulo, Ed. Melhoramentos, 1975.
pt.shvoong.com › Ciências Sociais › Educação .

HOBSBAWN, ERIC. J. (org.). História do Marxismo: O marxismo no tempo de Marx. Rio de
Janeiro, Paz e Terra, 1980.

QUINTANEIRO, Tãnia. Um toque de Clássicos: Durkheim, Marx e Werber. Belo Horizonte, Ed.
UFMG. 1995.

SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica. 4o ed. Itajaí: Ed. UNIVALI, 2002, p.132
Battini, Okçana. Cultura e sociedade: pedagogia / Okçana Battini, Adriana de Fátima Ferreira. São
Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

http://www.lamparina.com.br/livro_detalhe.asp?idCodLivro=346 (Acessado em 21/03/2013)

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