sabato 20 luglio 2013

O ensino de filosofia no ensino médio(ENSIC)


O ensino de filosofia no ensino médio(ENSIC)

Um professor de filosofia é aquele que, acima de tudo, consegue construir um espaço de problematização compartilhado com seus alunos.” (Cerletti, 2003, p. 62).
Considerada indispensável ao currículo do Ensino Médio, a Filosofia foi aprovadas, em julho de 2006, pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), como disciplina obrigatória no currículo do Ensino Médio.
A Filosofia é bastante questionada enquanto disciplina da educação básica. Portanto, é necessário ter em mente, a importância, de fazer com que os alunos não fiquem presos aos livros didáticos. Reconhecemos, sim, a importância do material didático. Mas filosofia não é ocupação, é ócio, é tempo livre para pensar, questionar, refletir, criticar, etc. Com isso estaremos formando cidadãos críticos e capacitados para enfrentar as diversas situações que poderão surgir futuramente.
O ensino de filosofia na escola deve ser produção filosófica como o fazem os filósofos, ou seja, não existe filosofia sem filosofo. Portanto o professor de filosofia deve ser filósofo. E por quê? Pois a resposta vem com exemplos: O professor de biologia deve ser biólogo; O de matemática deve ser matemático; etc. Existem muitos profissionais fazendo bico na educação, o que desqualifica a disciplina. Especificando melhor, na educação publica o professor dá aula de qualquer coisa. E depois querem colocar a culpa na filosofia. Muitos alunos terminam a educação básica sem saber escrever, o que deveria aprender nos primeiros dias de aula. É o descaso, falta de interesse com a educação. Os burocratas só querem achar um culpado, ou culpada, o professor, a filosofia, etc.
A filosofia, essa mesma que queremos ensinar na escola hoje, sempre esteve presente na nossa história. No entanto, não a praticamos no nosso cotidiano. “Ensinar filosofia é antes de mais nada ensinar uma atitude em face da realidade, diante das coisas, e o professor de filosofia tem que ser, a todo momento, conivente com esta maneira de orientar o pensamento.” (Cerletti, 2003, p. 62)

Interatividade com o curso de artes:
A importância está na riqueza e interatividade que a arte tem com com outras disciplinas inclusive com a filosofia. Seria importante todos os alunos participassem dessa oficina no ENCIC.
A filosofia é a arte de criar e inventar conceitos. É imensa a relação entre estas duas disciplinas. Estão relacionadas desde a antiguidade. É uma experiência significativa para professores e estudantes. Reuni dimensões humanas diversas, tais como, racionalidade, empirismo, etc. Não devemos ficar apenas em nossa área de conhecimento. É bom conhecer outros corsos. A interatividade é algo excelente para professores da Educação Básica, que é o que seremos futuramente.
A experiência proporcionada pela interação arte e filosofia no ENCIC deve ser considerada por todos os estudantes de graduação. Pois amplia o nosso conhecimento e entendimento de mundo de forma universal enriquecendo nossa formação acadêmica, o que é muito importante para os docentes. Interagir com estas duas disciplinas, é fundamental para uma formação solida de nossa identidade. O contato com a filosofia, ou seja, uma interatividade da arte com outra disciplina, amplia nossa visão do mundo.

Referências bibliográficas
GALLO, S.; KOHAN, W. Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes,
2000.

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