domenica 29 aprile 2012

Folclore


Aluno: Benedito M. Fagundes


Mula sem cabeça

A mula sem cabeça é uma lenda do folclore brasileiro. De origem é desconhecida, porém, bastante evidenciada em todo o Brasil, principalmente no interior de Minas Gerais, no meio rural. É literalmente uma mula sem cabeça, que solta fogo pelo pescoço (onde deveria estar sua cabeça).
Diz a lenda que ela possui, em seus cascos, ferraduras de prata, ou de aço que apresentam uma coloração, podendo ser marrom, preta, etc. Para alguns pesquisadores, apesar de ter origem desconhecida, a lenda fez parte da cultura da população que vivia sobre o domínio da Igreja Católica. Era uma maneira de amedrontar as pessoas mais humildes. Pode-se dizer que também fazia parte de um controle das familias tradicionais sobre os relacionamentos amorosos, principalmente das filhas. A intenção era mante-las dentro dos padrões morais e comportamentais da época.
Segundo a lenda, a mulher que namorasse um padre seria transformada em uma “mula sem cabeça”. As mulheres deveriam ver os padres como um “santo”. Do contrario (se vissem como homem) estariam cometento pecado. Pensamentos libidinosos com um sacerdote, as transformariam em mula sem cabeça
Segundo a lenda, o encanto somente pode ser quebrado se alguém tirar o freio de ferro que a mula sem cabeça carrega, assim surgirá uma mulher arrependida pelos seus pecados. Enquanto animal, ela corre pelas matas e campos, assustando as pessoas e animais.

BIBLIOGRAFIA
AURÉLIO, Buarque de Holanda Ferreira. Dicionário Aurélio. Editora positivo, 2004.

Portifolio 
Folclolre

Nessun commento:

Posta un commento