domenica 29 aprile 2012

Obra: Analise da obra




Aluno:Benedito M. Fagundes
 

Obra: A Criação de Adão
Identificação: Anatomia humana
A obra é um afresco de 280 x 570 cm, pintado por volta de 1511, que figura no teto da Capela Sistina, zona central da abóbada, no Vaticano na Itália. A cena representa um episódio do livro de Genesis no qual Deus cria o primeiro homem, Adão.
Analise da obra:
A criação de Adão esta localizada no sexto trecho da abóbada, o que ela mostra não é a criação física de Adão, mas a transmissão da alma, obtendo, assim uma justaposição do Homem e de Deus que jamais foi obtida por nenhum outro artista. As formas do corpo de Adão com sua anatomia bem marcada, onde pode se perceber a expressão do rosto, sua postura e o relaxamento dos seus músculos, contrastam com o vigor e a força de Deus fazendo com que o espectador contemple a perfeição da representação.
Deus esta representado como um ancião barbudo envolto em um manto que divide com alguns anjos, o braço direito de Deus esta esticado para criar o poder da vida de seu próprio dedo para Adão, o qual esta com o braço esquerdo esticado em contraposição ao do criador, os dedos de Adão e Deus estão separados por uma pequena distancia.

Estética I

Nessun commento:

Posta un commento