domenica 29 aprile 2012

O belo


 

Acadêmico: Benedito M. Fagundes
 

As cores aparecem nos costumes, nas roupas, nos enfeites, nas armas, etc. A estética medieval também participa dos avanços científico e nas práticas tecnológicas com o filósofo inglês Roger Bacon (1214-1294). Os princípios da ciência da época são relacionados a razões de beleza.
A percepção do belo atinge principalmente o corpo humano. São vários os pensadores medievais, os quais podemos destacar: Santo Agostinho, "o Belo é o caminho para a sabedoria, para a verdade e para Deus." Já para São Tomás de Aquino, o Bem está interligado Belo, que está ligado ao Conhecimento. O ser humano busca a Beleza para agradar o coletivo e não de forma isolada. O belo é o esplendor da Verdade.
Na Itália, dois grandes autores se destacaram: Dante (1265 – 1321) com A Divina Comédia, abordou a história humana sob os três enfoques religiosa: inferno, purgatório e paraíso. Petrarca (1304 – 1374), criou o soneto lírico, influenciando a produção literária, etc.

Referências Bibliográfica
  1. Adolfi, D. A Estética Natural. São Paulo, Livraria Santos Editora Ltda, 2002
  2. ARAÚJO, Emanoel (org.) Um Olhar Crítico sobre o acervo do século XIX: reflexões iconográficasmemória. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1994.
  3. PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.

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