domenica 20 gennaio 2013

O ÓCIO CRIATIVO – DOMENICO DE MASI


Aluno: Benedito M. Fagundes


O ÓCIO CRIATIVO – DOMENICO DE MASI

Em seu Livro Domenico de Masi demonstra que Ócio Criativo não é fazer nada e sim uma composição de três coisas “Estudo” para criar o saber “Lazer” para cria alegria e bem estar “Trabalho” para criar as riquezas todas elas deve ser executadas com alegria e criatividade.

Como foi retratado pelo autor no período industrial teve a inclusão das maquinas nas empresas para substituir os processos que antes era braçal. Essas mudanças ocorreram numa proporção muito grande, porém nem tudo foi positivo. No inicio ocorreu grandes demissões gerando um repúdio dos operários à chegada dessas tecnologias, depois de algum tempo essa negatividade foram passando, graças às máquinas ocorreu o surgimento de novas fábricas e o emprego voltou a crescer, porém os operários não eram mais os mesmos pois tiveram de se atualizar para conseguir operar os equipamentos que estavam chegando. Antes utilizavam os braços e as pernas, agora além disso passa a utilizar o cérebro cada vez mais para suas atividades diárias .

Com isso a visão das empresas começa a mudar em relação aos operários, pois para ser competitiva teria que ter funcionários que fossem criativos e por sua vez os operários começou buscar cada vez mais o conhecimento. Há uma preocupação das grandes companhias no bem-estar dos seus funcionários ou seja o Lazer um dos pilares do Ócio Criativo.

Porém, temos alguns paradigmas quando falamos do Brasil, como quase todo o mundo, nós também vivemos em uma sociedade capitalista e em muitas regiões ainda está no modelo industrial antigo, visando obter lucros maiores as empresas dão menos valor aos funcionários ou seja estamos indo contra a corrente já que o mundo está em constante busca da intelectualidade para reduzir o trabalho braçal. Nós trabalhamos cada vez mais, em alguns casos a carga horária chega a mias de 12 horas, não sobrando Tempo para buscar conhecimento e lazer.

Mas isso não é o fator mais grave que impede a criatividade da população brasileira no meu ponto de vista, o principal e a falta de educação de qualidade. Concorremos às vagas nas boas universidades publicas, com os filhos dos ricos. Como eles têm acesso às boas escolas desde criança quando vão para o vestibular, há uma concorrência desleal com alunos do ensino publico que em quase todo pais é ruim. Como citou o escritor Domenico em uma entrevista ao Programa Roda Viva de 21/06/99 “é um absurdo que o Estado tome o dinheiro dos ricos para devolvê-lo aos ricos.” O mesmo faz uma referencia ao “Robin Hood Maluco”

Mas se fosse como ele citou: “tirar dos ricos e dar para ricos”, não seria tão grave, aqui é bem pior já que o Estado tira o dinheiro dos pobres para dar aos ricos, porém isso é uma parte do problema de desigualdade social no nosso País. Somos também privados de nossos direitos básicos que deveriam ser oferecidos por nossos governantes, a saúde o transporte de qualidade que cada vez mais ficam precários e nos deixa muito distante de viver o ócio criativo pregado pelo professor Domenico, pois cada vez mais temos de trabalhar para poder ter o que deveria ser de graça.

Nos últimos anos com a globalização esse quadro vem mudando, estamos passando para um modelo de pós-industrial, como foi adotado na maioria dos países desenvolvidos. As pessoas passam a utilizar o cérebro cada vez mais, estão gastando melhor seu tempo livre, estamos em constantes mudanças, uma boa parte da população começa a ter direito a programas de incentivo a educação isso está gerando mais oportunidades.

O conceito pregado pelo autor passa a surgir em alguns ambientes da sociedade brasileira que o futuro pertence a quem souber liberta da idéias tradicionais e entender que o trabalho não deve ser uma obrigação ou dever, mais sim uma mistura de atividades que se confunde com tempo livre, estudo e jogo ou seja um aprendizado constante o prazer pelo conhecimento que é adquirido constantemente.

Não posso dizer que isso é uma utopia mas estamos longe de equalizar todo país pois a diferença social e econômica é muito grande principalmente na região Norte / Nordeste. Domenico de Masi cita no Programa Roda Viva de 21/06/1999 que “o Brasil é o espelho do mundo, porque reproduz as contradições existentes no mundo inteiro” ele crê que se conseguirmos resolver nossos problemas isso será o modelo para o resto do mundo .
A criatividade e a inovação não podem brotar nas organizações que ainda são administradas com métodos, tempos e sistemas de comandos concebidos há mais de cem anos, onde o executar é tudo sendo proibido inovar e criar. Temos que evitar métodos que sirvam apenas a um capitalismo disfarçado de social-democracia. O ócio criativo deve incluir a ginástica que harmoniza o corpo e a poesia que encanta a alma. Nele, a guerra deve ser em função da paz e as coisas úteis em função das belas. É muito mais agradável trabalhar com pessoas que descansam, se divertem e gozam a vida.
O trabalho é profissão e o ócio é arte e os escravos do trabalho são os que pararam de pensar, de sonhar, de amar. Os mestres da vida são os que amam apagar a sua distinção com a arte. Só atento à plenitude da qualidade da vida quando consigo a serenidade natural da alegria, beneficiando a todos e sem prejudicar a ninguém. Viver o ócio criativo é ter a certeza de que o paraíso existe e é nesta terra. Mas o inferno também existe e consiste em não se dar conta de que vivemos num paraíso.
Não existem mais motivos pelos quais a grande massa da população deva continuar sofrendo as privações do trabalho. Somente um ceticismo idiota para nos induzir a trabalhar tanto, quando não há mais necessidade disto. Educar para o ócio significa enriquecer as coisas de significado.
É preciso ensinar o jovem a se virar nos meandros do trabalho, nos meandros do prazer. Educar para a solidão e para a companhia, para a solidariedade, o voluntariado. Há tudo o que ensinar e tudo o que aprender. É necessário ter um sábio convívio com o ócio como produto também da educação.
Educar para o ócio significa ensinar a escolher um bom filme, uma peça de teatro, espetáculo de dança ou um livro. Ensinar como estar bem consigo mesmo, a habituar-se às atividades domésticas e com a produção de inúmeras coisas que antes comprávamos. Ensinar o ócio requer uma escolha atenta dos lugares justos para repousar, para amar e se divertir.
A idéia de gozar o ócio sempre incomodou ao rico, pois com o advento da sociedade ociosa tudo muda. A escolha de um bom colchão é mais importante do que a de uma escrivaninha funcional. A escolha de um amigo com quem passear ou tirar férias é mais importante do que a escolha do colega de trabalho. É mais importante a escolha da faculdade que prepara para a vida do que a que prepara só para o exercício da profissão. O que conta não é o estresse da carreira, mas a serenidade da sabedoria.
Portanto, vamos operacionalizar a mudança do processo executivo para o ideativo, da substância, para a forma, do duradouro para o efêmero, da prática para a estética, da precisão para a aproximação, do científico para o pós-científico. O que significa a necessária substituição de uma cultura do sacrifício e da especialização cuja finalidade era o consumismo, para uma visão pós-moderna do bem-estar e da interdisciplinaridade, cujo fim é o crescimento do subjetivo, da afetividade e da melhoria da qualidade do trabalho e da qualidade da vida.
Devemos caminhar da exatidão para a aproximação, evoluindo para depois de Galileu, Newton e Descartes, buscando um mundo cujo centro não seja mais a rigidez, mas e flexibilidade e que esta substitua a simples execução. O homem é um ser pensante, mas suas grandes obras se realizam quando ele não calcula e nem pensa, mas sonha. Não é o ângulo reto e nem a linha reta dura e inflexível que me atraem, mas a curva livre e sensual. De curvas é feito todo o universo, disse Oscar Niemeyer.
Na Interatividade com o curso de arte a importância está na riqueza e interatividade que a arte tem com outras disciplinas inclusive com um livro como este. Seria importante todos os professores terem acesso a esta obra maravilhosa.
A importância está na riqueza e interatividade da temática educacional. A experiencia proporcionada por interação amplia os nossos conhecimentos e entendimento academicos de forma universal enriquecendo nossa formação profissional.
O livro coloca-nos a par do pensamento de um grande filosofo do século XX. É muito importante termos a mente e o espírito abertos para podermos aprender com a história e,assim oferecermos aos alunos da rede pública um ensino de qualidade e integração no ambiente escolar.


6. Referências Bibliográficas:


www.portalsaofrancisco.com.br
http://vestibular.uol.com.br/ultnot/livrosresumos/ult2755u13.jhtm Consultado em 17de Dezewmbro de 2012, às 16:00.
Download do livro Ócio Criativo no site http://www.livrodegraca.com/2010/01/o-ocio-criativo.html


Nessun commento:

Posta un commento